quinta-feira, 16 de agosto de 2012

ATENÇÃO PROFESSORES

Aqui vão uns endereços de blog que tratam sobre educação:

http://rosivaldohistoria.blogspot.com.br/

http://edutecdarcyribeiro.blogspot.com.br/

No Youtube videos da conta VIAGEM PELA HISTÓRIA, vale a pena acessem:

www.youtube.com/hiswender

Estes são blogs e materias publicados por professores: Wender Urias da Cruz, Mariza Domingues Alves e Rosivaldo Moreira

Abertas inscrições para “Fábrica de Gaiteiros”

Por meio de uma parceria entre o Instituto Borghetti, Celulose Riograndense e o município de São Gabriel, estudantes das unidades municipais de educação serão beneficiados com verdadeiras aulas de arte.

O Projeto Fábrica de Gaiteiros, que vai disponibilizar material didático e humano para que os alunos apreendam a tocar a gaita de botão, já está recebendo inscrições.

Os interessados devem estar devidamente matriculados na Rede Municipal de Ensino, ter de 7 a 15 anos de idade e comparecer, acompanhados dos pais, com comprovante de matrícula escolar, RG ou certidão de nascimento, no Setor de Apoio Administrativo Cultural e de Eventos da Secretaria Municipal de Educação.

As inscrições estarão abertas a partir de segunda-feira, 20 de agosto e vão até o dia 03 de setembro. Vagas limitadas.

Reportagem: Sandra Lorenz - Comunicação Social Prefeitura

Coral CREAS Encanto - Encanta Escola João Goulart


O coral CREAS ENCANTO realizou mais uma belíssima apresentação, desta vez, na escola João Goulart, do bairro Independência, no dia 15 deste mês, dentro da programação alusiva ao aniversário do educandário. O coral foi regido pela oficineira de música do CREAS, Cláudia Regina Gonçalves, acompanhada pelos músicos “Tio Canhoto”, no violão; Bento Amaral, na gaita e Marlon Oliveira, no pandeiro.

O evento contou também com o apoio da UAMOSG, na forma de parceria, com seu presidente, Cap. Iturbide. O salão estava completamente lotado, com os alunos pais e professores participando ativamente da apresentação musical. A primeira música executada foi Carnavalito, seguida de Assim sem você, Tocando em frente e Mercedita.

O ponto alto e que mais emocionou o público, levando muitas pessoas às lágrimas, foi a homenagem prestada pela regente Cláudia ao dedicar a apresentação do coral para a saudosa professora Sônia Maria Paz dos Santos, inclusive, cantando para ela a música Obrigado Senhor.

O Coral esteve composto por crianças das Escolas João Goulart, José Lima, Ginásio São Gabriel, Carolina Berny, Marechal Deodoro e Escola Técnica do Comércio.

A apresentação, além de ter agradado ao público presente, vem a comprovar que esse trabalho descentralizado, realizado nas escolas e bairros pelo CREAS, da Secretaria de Assistência Social, com apoio da Prefeitura Municipal, está colhendo bons frutos.

Além do mais, a descentralização visa dar oportunidade para que as crianças e adolescentes tenham atividades sadias, servindo como fator de contenção ao avanço das drogas e da violência.

Matéria e foto: Comunicação Social PM de São Gabriel

Prefeito recebe acadêmicos da Urcamp


A Universidade da Região da Campanha (Urcamp) está vivendo uma de suas graves crises em sua história, com atrasos no pagamento de salários e a ameaça de perda de prédios e fechamento de Campus. Em busca de soluções para esta questão em âmbito local, o Prefeito Rossano Gonçalves recebeu a visita dos representantes do movimento “Urcamp – Democracia Já”, os acadêmicos Tiago Battaglin e Bruno Aloy, que entregaram o manifesto com as reivindicações à Reitoria.

Tiago salientou o ato realizado na última terça (14), onde acadêmicos foram a Bagé pressionar a Reitoria para adotar medidas de democratização da Urcamp, e pediu apoio para evitar o leilão do Campus II (Educação Física), que está marcado para setembro, em virtude de dívidas trabalhistas que estão sendo cobradas pelo SINPRO-RS.

O Prefeito garantiu que o município estará inserido na busca de soluções para a Urcamp São Gabriel. “A universidade faz parte do patrimônio gabrielense, onde mais de 200 bolsas são concedidas a acadêmicos do município, vamos estar juntos buscando estas soluções para amenizar esta crise”, finaliza.

Créditos fotos e reportagem: Marcelo Ribeiro

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Handebol de São Gabriel classificado pra regional


Handebol do Escola Menino Jesus - CAIC com suas equipes no infantil e mirim masculino, do juvenil masculino da Escola XV de Novembro, e do Mirim Feminino da Escola João Goulart, classificaram-se na cidade de Sant'Ana do Livramento para a Regional dos JERGS que acontecerá na cidade de Uruguaina, disputando a vaga para a grande final na cidade de Canela.
Detalhe, a Escola Menino Jesus - CAIC está em busca de sua terceira final na modalidade.

Foto: Professor Adão Batista da Equipe da Escola CAIC

Escolas Polo Recebem Internet


Proporcionando o acesso à rede mundial de computadores aos alunos da rede municipal de ensino rural, a Prefeitura de São Gabriel concluiu na última semana a implantação de internet banda larga via rádio nas Escolas Municipais Ernesto José Anonni (Cerrito), Mascarenhas de Moraes (Faxinal) e Jerônimo Machado (Santo Antônio). A implantação ficou a cargo da Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Processamento de Dados (CPD) da Prefeitura.

Segundo Gustavo Hoher, do CPD, a implantação da internet banda larga foi realizada também em parceria com a Vipturbo. “A rede já está funcionando, onde os alunos podem usufruir das vantagens e possibilidades que a internet proporciona, assim como os professores, que podem enriquecer o conhecimento realizado”, frisou.

A próxima Escola a ser beneficiada deverá ser a Victória D’Ávila Chiappetta, no Suspiro, que também receberá banda larga via rádio. A Secretária de Educação, Ana Paula Scipioni Capiotti, destaca que a instalação de internet nas escolas do interior atende a um dos objetivos da Administração. “O acesso do aluno à internet é primordial, ainda mais pelo complemento que ele proporciona na educação, somado a aquisição de mais conhecimentos, além de reforçar o trabalho dos professores”, finaliza.