quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

GOVERNO MUNICIPAL ANTECIPOU AÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS

Secretaria Municipal de Educação solicitou levantamento da situação do PPCI e extintores no início de fevereiro

 A Prefeitura Municipal de São Gabriel vai readequar os prédios escolares da Rede Municipal de Ensino às novas normas de prevenção contra incêndios. Embora ainda não tenha um levantamento oficial das vistorias feitas pelo Corpo de Bombeiros, a Diretora Administrativa da Secretaria Municipal de Educação (SEME), Branca Estelita Wiesel, confirma a proposta da Administração Municipal. “Independente de estar de acordo ou não, vamos preparar as nossas escolas para atender da melhor forma, com segurança, a nossa comunidade estudantil”, disse a dirigente.
O Governo Municipal mostrou preocupação com a situação das escolas ainda nos primeiros dias de fevereiro, logo após o incidente em Santa Maia, na Boate Kiss. No dia 4, a SEME encaminhou solicitação de atualização dos dados de Planos de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) e recargas de extintores ao comando do Corpo de Bombeiros. O documento foi entregue e protocolado no dia 8 de fevereiro.  A resposta ainda não chegou à sede da Secretaria.
Branca informa que foi anexada ao pedido uma lista de 36 escolas da Rede Municipal. Alguns dados preliminares já são de conhecimento do setor, como a exigência de iluminação de urgência, indicação de saídas de emergência e extintores. Mas a Prefeitura Municipal precisa de um levantamento completo da situação. “Não podemos comprar um extintor hoje e outro amanhã. O mesmo acontece com os demais materiais necessários. Precisamos de um levantamento completo para, só então, fazermos levantamentos de custos e solicitarmos a aquisição e execução de obras”, explicou.
 O QUE DIZ O COMANDO DO CB
O comandante do Corpo de Bombeiros de São Gabriel, Major Márcio Farias, participa de operação no litoral gaúcho. Mas mesmo assim falou sobre a situação das escolas. Farias defende um trabalho conjunto dos bombeiros com a Prefeitura para regularizar todas as situações de momento. Na opinião dele, nenhuma das “irregularidades” oferecem risco de prejuízo ao ano letivo e, com certeza, não impedirão o início das aulas nos educandários.
A situação dos prédios escolares não chega a ser uma novidade para o Corpo de Bombeiros. “Tentamos dialogar com a administração passada, mas nunca conseguimos espaço na agenda do prefeito. Nunca fui recebido pelo prefeito para tratar de questões dos bombeiros e da comunidade”, garantiu o comandante. “O Corpo de Bombeiros vai assessorar a Prefeitura para que se mantenha a segurança nas escolas. Existe essa preocupação com a segurança, que é clara, mas também há um bom senso de que as dificuldades podem ser solucionadas com integração. Trabalho conjunto”, finalizou. (Márcio Vaqueiro).

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

EDUCAÇÃO REFORÇA QUADRO PARA O INÍCIO DO ANO LETIVO. NOVOS PROFESSORES ESTÃO SENDO CHAMADOS


 A Prefeitura Municipal está convocando os professores aprovados em concurso público para comparecerem em, no máximo 10 dias, no setor de Serviço Pessoal para manifestarem o interesse no provimento de cargos. Estão sendo chamados 48 educadores, sendo 35 para séries iniciais. Segundo dados da Secretaria Municipal da Educação, o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal (aprovado em dezembro de 2012) comporta um quadro de até 550 professores. Hoje, o Município tem apenas 480.
A ampliação do quadro foi comemorada na manhã desta segunda-feira (18/02), durante reunião com diretores e supervisores de 18 escolas municipais, no Salão de Atos da Prefeitura Municipal.  Participaram representantes das escolas do interior, Baltazar Teixeira Silveira (Cerro do Ouro), Ernesto José Annoni (Cerrito), Jerônimo Machado (Santo Antônio), João Giuliani (Batovi), Maria Manoela (Azevedo Sodré), Mascarenhas de Moraes (Faxinal) e Vitória D’Ávila Chiappetta (Suspiro) e da zona urbana, Assis Brasil, Carlota Vieira da Cunha, Nossa Senhora das Graças, Dom Pedro II, João Manoel Salvadé, Ferraz Neto, Ginásio São Gabriel, Homero da Silva, Evaristo Casado, José Lima, Marechal Deodoro, Menino Jesus – Caic, John Kennedy, João Goulart, Carolina Berny, Brandina Mello, Tarso Dutra e Telmo Menezes.
Durante a semana outros encontros serão realizados para definir prioridades e métodos de trabalho. Nesta terça-feira (19/02), a partir das 9 horas, a SEME reúne apenas supervisores. Na quarta-feira (20/02), às 13h30, será a vez dos diretores de escolas. E, na próxima segunda-feira (25/02), a partir das 8 horas, no clube Banana Café, será feita a abertura oficial do Ano Letivo.
A qualidade no ensino. A supervisora das Séries Iniciais, professora Giane Ferreira, disse que detalhes são importantes para o desenvolvimento de um sistema de qualidade no ensino. Inclusive, o patriotismo, sendo resgatado com a inclusão do Momento Cívico no currículo escolar. “O aluno precisa, por exemplo, saber cantar o hino. Nossas escolas vão ter que adaptar os cronogramas para também atender esta determinação, que é lei”, comentou.
O Governo Municipal vai agir com rigor no combate a evasão escolar. Base de tudo, a educação não pode ser negligenciada.
A supervisora das Séries Finais, Naizy Machado, destacou o uso de Fichas de Alunos Infreqüentes (FICAI´s) para inibir e até acionar legalmente o responsável pelos estudantes.
O uso da FICAI demonstra a preocupação da instituição com o aluno e evita qualquer tipo de responsabilização, já que cópias do documento são encaminhadas ao Conselho Tutelar, que passa a ter conhecimento do histórico da criança / adolescente. (Texto e foto: Márcio Vaqueiro).

Entrevista exclusiva com a Secretária Municipal de Educação de São Gabriel, Professora Nilvanês Jobim


Esta entrevista foi feita na quinta-feira, 07 de fevereiro de 2013, no gabinete da Secretária, na Secretaria Municipal de Educação, o que será apresentado é um resumo dos questionamentos e respostas da Secretária, desde já pedimos desculpas pelos erros ortográficos, de pontuação e sintaxe, mas tentamos transcrever da melhor forma possível tudo o que nos foi falado:

 Foto do blog "De olho na comunidade"

Roberto Lara - "Secretária como tem sido a experiência de administrar a Secretaria de Educação, sabendo que a mesmo já teve outras experiências como diretora de escola, e de função em nível federal (cargo na Câmara dos deputados no gabinete do Deputado Paulo Pimenta), qual tem sido a diferença?"

Nilvanês Jobim -  "É um desafio a mais, os vários mandatos nas escolas, nos dá uma visão muito boa, porque a gente trabalha diretamente com questões pontuais, e aqui na Secretaria de Educação pra mim tem sido muito tranqüilo. Até agora não tive nenhum problema de ordem que não pudesse resolver, o volume de trabalho é muito grande, nós temos trabalhado direto das oito, quinze para as oito, até, por exemplo, ontem saí da prefeitura às dezenove horas. Então tem sido muito volume de trabalho, mas quanto à dificuldade, realmente não tenho encontrado maiores dificuldades! De repente eu estava preparada, e me preparei tanto, pra uma missão, pois na verdade é uma missão, sabendo das expectativas, problemas existem e não são poucos, tivemos agora esse vendaval que atingiu várias escolas no interior do município, temos dificuldade com algumas escolas com excesso de matrículas. Ginásio São Gabriel, nós temos um problema grande, a administração anterior matriculou mais de 45 alunos numa turma de 4º ano, foi uma falta de planejamento por falta de espaço físico para a criação de novas turmas, mas estamos tentando criar esse espaço para poder colocar essas turmas. A Educação Infantil as creches todas funcionando a pleno vapor, em turno integral já, embora com grande dificuldade de pessoal, acabamos de contratar e chamar para estágio em torno de 50 moças que, vão atuar como monitoras nas escolas de Educação Infantil. Enfim, os problemas conforme eles vêm a gente vai tentando resolve-los, mas nada além do que já esperávamos."

Roberto Lara - "Quanto aos estragos nas escolas com o temporal?"

Nilvanês Jobim -  "O maior estrago foi da escola Annoni, lá foi telhado, caixa d’água, iluminação, postes quebrados, então praticamente a gente vai ter que construir o telhado, e tiveram perdas do Banco do Livro, pois molharam. Então a gente está tendo um trabalho grande de recuperação, mas também nada que vá interferir no início do ano letivo."

Roberto Lara - "E os problemas estruturais da escola Marechal Deodoro, rede elétrica, telhado,...?"

Nilvanês Jobim - "Das escolas urbanas, o Marechal Deodoro é a que está mais comprometida, a gente se surpreendeu o porquê que não foi feito, se por descaso, ou por quê? Recebemos informação que desde julho aquele material estavam depositadas na escola, inclusive uma grande parcela das telhas esta quebrada, ficaram inutilizadas, pois ficaram jogadas no pátio e com o tempo ficaram inutilizadas.
Esta sendo dada uma atenção especial junto com a secretaria de obras, nesta semana a engenheira que foi disponibilizada pela secretaria de obras, já esteve visitando, entre outras escolas o Marechal Deodoro, e eles me prometeram na semana que vem estarem iniciando as obras (no caso semana passada). Existe uma possibilidade pequena, mas existe, de termos que criar um calendário alternativo para a escola Marechal Deodoro, porque a escola realmente é a mais comprometida, o telhado praticamente terá que ser refeito, entre outros problemas o telhado é o mais grave, e conseqüentemente, mexendo no telhado, vão ter que mexer na rede elétrica e em outras coisas.
Mas existe uma pequena possibilidade, e não foi divulgado ainda, ta sendo divulgado em primeira mão pra ti, de uma hipótese remota de fazer um calendário alternativo por não poder iniciar as aulas na data prevista, mas dentro do possível, estamos medindo esforços para que isso não ocorra, mas não podemos colocar em risco os nossos alunos."

Roberto Lara - "Referente ao início do ano letivo, no dia 25 de fevereiro que está marcada a primeira reunião com os professores, já tem o palestrante ou palestrantes, e o local onde será?"

Nilvanês Jobim - "Nós estamos fazendo contato e temos pessoas convidadas do FNDE e do MEC, inclusive, mas ainda não tinham dado retorno (esta semana já deve ter as confirmação), depende de transporte aéreo, hospedagem, diárias, despesas que nós temos que estudar. Sendo que o transporte aéreo é o MEC que disponibiliza, só que a responsabilidade do transporte do aeroporto até São Gabriel é do município e a hospedagem, que é a contrapartida. Então não temos essa definição concreta ainda, mas já está sendo organizado, foi encaminhado um documento ao Banana Café, onde a gente pretende estar organizando estas atividades, mas não temos a confirmação."

 
Roberto Lara - "Quanto aos programas como “Mais Educação”, e aos projetos?"
 
Nilvanês Jobim - "Quanto aos programas, eu fiquei em Brasília mais de uma semana, tratando especificamente disso, os programas do Governo Federal, que é o grande filão da educação para os municípios, nós tivemos poucas escolas, se eu não me engano cinco, que aderiram no ano passado e colocaram em funcionamento, com muita deficiência, nós temos uma equipe trabalhando, inclusive as responsáveis saíram, estão visitando cada escola, houveram muitos erros, escolas que cadastraram cem alunos, mas com espaço pra trinta, agora nós estamos enfrentando uma grande dificuldade, a escola Senador Tarso Dutra, é uma dessas escolas, eles ao meio dia, o programa prevê, que os alunos permaneçam na escola em tempo integral, vão ser realizadas oficinas no contra turno, enquanto eles não tem onde as crianças ficarem ao meio dia. Não foi previsto. Então tem que ter todo um programa, uma programação, para que o programa possa funcionar de uma forma ideal, próximo do ideal, o que não estava ocorrendo, mas, mesmo assim, nós iremos manter em todas as escolas e ampliar."
 
Roberto Lara - "Finalizando, nós deixamos um agradecimento pela oportunidade desta entrevista exclusiva, e a Secretária Municipal de Educação, Professora Nilvanês Jobim, deixou umas mensagens:"
 
Nilvanês Jobim:

Para Roberto Lara: Agradeço tua iniciativa, de vir me procurar, de vir conversar.

Para a Comunidade: Que nosso governo é um governo popular, o nosso maior compromisso é prestar serviço a nossa comunidade e gastar pouco, isto nós estamos conseguindo muito bem. Conseguimos, no mês de janeiro, reduzir 50% as despesas da Secretaria de Educação, e dizer que a secretaria está de portas abertas pra comunidade em geral, eu tenho me desdobrado aqui, das 7:30 da manhã até às 18 horas, direto, teve um dia que nem almocei, entrei numa reunião as 13 horas e saí as 19, não deu tempo de almoçar, mas enfim, faz parte.

Para nossos Alunos: Que eles são o nosso bem maior! Eles são o objetivo da existência da Secretaria de Educação! Eles são nosso maior alvo! E o nosso objetivo é oferecer educação e educação com qualidade. Então, nós não vamos estar medindo esforços para que eles sejam bem atendidos e a educação que eles estejam recebendo seja de qualidade. Também nos colocamos a disposição deles, para que nos tragam o problema, direto pra nós, pra que nós possamos tentar resolver, na medida do possível.

E para os nossos Professores: Gostaríamos de dizer que eles são o nosso instrumento de trabalho para que se possa atingir um melhor rendimento, nós não temos competência para operacionalizar as nossas metas, se a gente não tiver os nossos professores como parceiros, como colaboradores, como instrumento para que se realizem essa nossa meta que é oferecer educação com qualidade para os nossos alunos e dar um resultado para nossa comunidade em geral.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Encontro Internacional de Educação

Segunda-feira, 18 de fevereiro
Compartilhar: "Gestor escolar - Um líder para aprendizagem"

Claudia Zuppini Dalcorso, professora da Universidade Anhembi Morumbi, da PUC-SP e Consultora Educacional da Fundação Lemann, discute o papel do gestor escolar e a perspectiva de liderança para a aprendizagem. Dentro desse diálogo Claudia abordará também questões relacionadas à aplicação do planejamento estratégico para melhoria do aprendizado.
Fórum Comunidade Educativa: "Modelos de centros líderes na mudança educativa"
Venha discutir com Braz Nogueira diretor da Escola Municipal Campos Salles (Brasil) e Alejandra García Redín do Colegio Newlands (Argentina) sobre suas experiências como gestores que transformaram seus espaços através de ações inovadoras.
Terça-feira, 19 de fevereiro
Debate ao vivo às 13h: “Gestão da mudança rumo a uma organização inteligente”

Dando continuidade à discussão sobre o planejamento estratégico e as atividades do gestor, na próxima terça-feira (19), conversaremos com diretores de escolas inovadoras. Participarão desse debate Amalia Güell do Colegio Newlands - Instituto Formación Docente (Argentina), Patricia Espinoza do Colegio Gutenberg Schule (Equador) e Feder William Paz da Escuela Corazón de Maria Hogar de Cristo (Colômbia). Esse debate terá continuação no fórum de discussão do mesmo tema.
* Atividade com tradução ao português.
Quinta-feira, 21 de fevereiro
Oficina ao vivo às 13h: “Liderança nos centros educativos”
Daremos continuidade ao ciclo de oficinas baseado nas Competências do século XXI estabelecidas pela UNESCO. Vamos juntos debater a liderança na sala de aula com a apresentação e mediação das oficinas pela María Jesús, da Espanha, com o apoio da educadora brasileira Ana Lúcia Leite.
* Atividade com tradução ao português.

Acompanhe as atividades que estão em andamento!

Compartilhar: “Tecnologia na aula com Arduino”
Participe do fórum de discussão com Jesús Fernández Cid que está nos contando sobre sua experiência inovadora utilizando a ferramenta Arduino na sala de aula.
Modelos de centros líderes na mudança educativa
Venha conversar com Ana Elisa Siqueira, diretora da Escola Estadual Desembargador Amorim Lima, sobre modelos de centros educativos que são líderes e referências de sucesso no desenvolvimento de políticas e lideranças. Compartilhe experiências e reflexões sobre uma transformação real e direta na educação e nas salas de aula.
Como se deve liderar um centro educativo do século XXI?
Elisabeth Schau, especialista em liderança empresarial e escolar, está comandando o fórum que discute a liderança a partir das administrações e organizações educativas, pensando os planos institucionais e organismos que impulsionem as TIC. Neste fórum o espaço estará aberto para uma reflexão sobre o docente em um centro do século XXI.
E o que vem por aí...
Na próxima semana abriremos o tema Gestionar... acompanhem as novidades que traremos!
Você também é protagonista da educação do século XXI. Compartilhe conosco qual projeto educativo inovador você está pondo em prática em sua escola. Os melhores poderão compartilhar sua experiência ou proposta por meio de uma atividade para toda a comunidade do Encontro, formada por mais de 33.000 usuários. Envie-nos sua proposta e ganhe um certificado de colaboração.
Envie-nos sua proposta e ganhe um certificado de colaboração.

Conheça o projeto Curalia, um intermediário crítico de conhecimento, focado na seleção e curadoria de conteúdos, metodologias, atividades e experiências para a educação do século XXI.
*O Encontro emite certificados oficiais para todos os participantes*


Diretores recebem informações sobre o Censo Escolar 2013


            Os diretores das 36 escolas da rede municipal de São Gabriel participaram hoje de uma reunião para esclarecimento do Censo Escolar 2013. O primeiro encontro, que contou com a participação de 19 diretores, foi realizado na Secretaria Municipal de Educação com a presença da secretária municipal, Nilvanês Jobim e da professora Gleci Costa, do Setor de Controle Escolar, que explicou como é feito o levantamento. O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Ele é feito com a colaboração das

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

I Simpósio de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pampa


O Simpósio ocorrerá nas dependências do campus Caçapava do Sul da Unipampa no endereço, Av. Pedro Anunciação s/n, bairro Batista. Será utilizado seu auditório como espaço central para as cerimônias de abertura, encerramento e palestras.
As salas de aula do campus serão utilizadas como espaços para os diferentes minicursos e oficinas que ocorrerão no dia 5 de abril, primeiro dia do evento. Serão utilizadas também no dia 6 de abril, segundo dia, como espaço para apresentação de trabalhos nas diferentes sessões temáticas.

As inscrições serão de 25/02/2013 até 20/03/2013!

Dúvidas: simposiomaunipampa@gmail.com

Criada em 2008, alunos de Federal do Pampa ainda aguardam concursos para 182 professores


A Unipampa (Universidade Federal do Pampa) precisa da contratação de, ao menos, 182 professores para completar seu quadro docente. Criada em 2008, a instituição tem hoje 9.187 alunos na graduação e receberá outros 3.120 ingressantes em 2013.
Dessas vagas, 107 foram autorizadas pelo MEC (Ministério da Educação) e aguardam publicação de edital. O processo de concurso demora cerca de dois meses, prevê o vice-reitor, Almir Barros da Silva Santos Neto. Depois da convocação, os professores têm até 30 dias para serem empossados.
Antes do fim do semestre de aulas, que já está em curso e deve acabar em junho, é provável que as vagas abertas por novo concurso ainda não tenham professores contratados.
Outras 75 vagas estão negociadas com o ministério e, até o início de 2014, devem ser autorizadas, explica o vice-reitor. Após a autorização do ministério, os editais devem ser lançados.  
A instituição tem hoje 672 docentes --já somadas cinco nomeações recentes-- distribuídos por 63 cursos de graduação em dez campi no Rio Grande do Sul . A sede da Unipampa, em Bagé, fica a 377 km de Porto Alegre.

Faltam mais

Os alunos reclamam que o número de professores autorizados ainda não é suficiente. O problema está estampado no horário de aulas deste semestre dos sete cursos de graduação do campus Uruguaiana, todos disponíveis para consulta na internet. Em 36 disciplinas há o aviso "aguardando concurso para professor".
"Todos os cursos [do campus Uruguaiana] têm falta de professores, mas alguns estão em situação pior, como o da [medicina] veterinária", afirma a presidente do centro acadêmico de Uruguaiana, Dandara Fidélis Escoto.
No bacharelado de medicina veterinária, os alunos reivindicam 17 professores para completar o quadro de 33 docentes previsto no projeto pedagógico. "Temos 57 disciplinas ofertadas neste semestre, 13 estão sem professores. E ainda receberemos os calouros, ou seja, ainda tem mais aulas que terão de ser ofertadas", explica Douglas Martin, aluno do 6º semestre e membro do DAMV (Diretório Acadêmico da Medicina Veterinária).

Consolidação

A reitoria não informou a demanda total de docentes nos 63 cursos de graduação e afirma estar fazendo um estudo para levar novo pedido ao ministério na próxima semana. "É uma preocupação da reitoria ter mais docentes", afirmou o vice-reitor, "ao longo de 2012 fizemos reuniões com o MEC para mostrar essa necessidade".
"Além das autorizadas e das pactuadas, a gente espera receber mais algumas vagas ainda, não só de docentes como de técnico-administrativos", assegura o vice-reitor, que também prevê a abertura de novos cursos na universidade. Na época de sua criação a universidade tinha 27 cursos, hoje são 63. A expansão é parte do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais).

Sobrecarga dos docentes

Nem todas as cadeiras sem professor na universidade dependem de autorização do ministério, a instituição tem também de preencher vagas deixadas por professores contratados que saem da institução. "O que ocorre, não só na Unipampa mas em outras instituições novas, é que às vezes o professor quer ir para centros maiores", explica Almir Barros.
Para cobrir os espaços no currículo, os contratados se desdobram. "Temos professores dando 20 horas-aula por semana na graduação. Mas, em alguns cursos, isso já não basta", conta a presidente do centro acadêmico. Os professores efetivos deveriam dedicar, no máximo, 12 horas por semana à graduação, e partilhar o restante de seu tempo entre pesquisa e aulas para a pós-graduação.
Os alunos reclamam também a contratação de técnicos-administrativos para o funcionamento devido de bibliotecas, laboratórios e serviços administrativos. Segundo a reitoria, dentro dos próximos dias será aberto concurso para cerca de cem vagas.

Raio-x da Unipampa

A Unipampa nasceu em novembro de 2005 no projeto de expansão do ensino superior no país como um acordo de cooperação entre a UFPel (Universidade Federal de Pelotas) e a UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Em janeiro de 2008, a instituição foi criada como Fundação Universidade Federal do Pampa.
Segundo o Projeto Institucional da instituição, feito em 2009 e disponível na internet, no momento da criação, a universidade contava com 2.320 alunos e 180 docentes. Em cinco anos, o número de alunos quase quadruplicou. Segundo a reitoria, são 9.187 alunos matriculados na graduação atualmente. Outras 3.120 vagas devem ser preenchidas em 2013 pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
A instituição oferece 63 cursos de graduação distribuídos em dez campi: Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana. 
De acordo com o vice-reitor, ainda há a previsão de abertura de novos cursos de graduação, como o de direito (campus São Borja) e outra graduação no campus Dom Pedrito.
 
Por  Cristiane Capuchinho
Do UOL, em São Paulo

Ranking classifica 12 universidades brasileiras entre as melhores do mundo

Agência Brasil

O Brasil tem 12 universidades entre as 500 melhores do mundo, de acordo com o Ranking Web of Universities ou Webometrics, divulgado pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), ligado ao governo espanhol e dedicado ao fomento da investigação científica e tecnológica. O levantamento é baseado no impacto que as publicações científicas das instituições de ensino têm na internet. Das universidades brasileiras até a 500º posição, todas são públicas, sendo nove federais e três estaduais.

O primeiro lugar brasileiro coube à Universidade de São Paulo (USP), que ocupa o 19º lugar geral. A USP foi seguida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (129º), Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (177º), Universidade de Brasília - UnB (181º), Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (205º), Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (241º), Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (254º), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp (294º), Universidade Federal Fluminense – UFF (312º), Universidade Federal do Paraná – UFPR (364º), Universidade Federal da Bahia – UFBA (444º) e Universidade Federal do Ceará – UFCE (482º).

A primeira universidade particular a aparecer no ranking é a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, na 16º posição nacional e 621º mundial. As dez primeiras posições são ocupadas por universidades norte-americanas, estando a Universidade de Harvard na liderança.

O levantamento avalia as universidades quanto a qualidade do conteúdo publicado, levando em consideração as citações externas ao domínio da página universitária em que a publicação aparece. Além disso, os centros de ensino são avaliados quanto a presença - o número total de páginas hospedadas no domínio da universidade; abertura de arquivos anexados (.pdf, .doc, .docx, .ppt) disponíveis em sites relacionados; e excelência - trabalhos acadêmicos presentes em grandes publicações internacionais.

A pesquisa é divulgada semestralmente desde 2004. O objetivo, de acordo com o site da divulgação, é motivar as universidades a aumentarem a presença na internet. "Caso a performance da instituição estiver abaixo da posição esperada de acordo com a excelência acadêmica que tem, as autoridades deveriam reconsiderar a política na rede e promover um aumento no volume e na qualidade das publicações eletrônicas", informa a metodologia do levantamento.
Fonte: Último Segundo - IG - São Paulo/SP

ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL BENEFICIARÃO COMUNIDADES DAS ZONAS SUL E LESTE DA CIDADE

Escola Pomares




Conferir de perto e saber se as obras do governo municipal estão acompanhando o planejamento estabelecido pelos projetos, são algumas das ações da equipe que trabalha na Projeção, Acompanhamento e Mapeamento de projetos da Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos de São Gabriel.
Todos os detalhes são importantes para que não haja entraves na execução de obras, como, por exemplo, as construções de duas escolas de educação infantil, uma já em andamento e outra em fase de implementação.
No Bairro Pomares, na zona leste da cidade, o governo municipal deve inaugurar entre o final do primeiro e começo do segundo semestre deste ano uma escola de educação infantil para 120 crianças. A secretária municipal Tani Vieira confirma a aplicação de mais de R$ 699 mil, projeto vinculado ao Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública da Educação Infantil (Pró-Infância), sendo mais de R$ 85 mil de contrapartida do Município. Hoje, a obra está 65% concluída.
Na semana passada, uma equipe da Secretaria visitou a construção no Bairro Pomares. “O nosso objetivo é acompanhar de perto todos os programas e projetos em andamento”, disse a secretária.
Tani Vieira conversou com alguns moradores. “Fiquei muito satisfeita com a repercussão da obra. As pessoas falam da sua importância e do alcance social. Se falar na geração de emprego também”, comentou.
A Escola de Educação Infantil do Bairro Pomares vai atender as comunidades do Bairro Bom Fim, Timbira, Medianeira e Pomares. No outro lado da cidade, já com liberação confirmada, será construído um novo educandário infantil, também para um público de 120 crianças.
O prefeito Roque Montagner pediu prioridade para os dois projetos, pois atendem as demandas populacionais de pontos extremos da cidade.  O prefeito admitiu que a implantação destas duas instituições deverá reduzir uma deficiência no setor, principalmente, na zona sul, onde somente a Escola Annadir Laureano, no Bairro Élbio Vargas, e a Escola Santa Clara, no bairro do mesmo nome (já fora do perímetro urbano), eram responsáveis por atender toda a demanda dos bairros Dr. Dácio, Gabrielense, Santa Regina, Bela Vista, Santa Isabel, Honório, Santa Brígida e Santa Clara. Com a implantação das duas escolas a comunidade de São Gabriel passará a contar com 11 instituições voltadas para a educação infantil. (Márcio Vaqueiro – Foto: Divulgação).

sábado, 9 de fevereiro de 2013

1ª Olímpiada Integrada de Esportes Unipampa

O Diretório Acadêmico de Gestão Ambiental está promovendo a 1ª Olímpiada Integrada de Esportes Unipampa, com a função de integrar os acadêmicos e revelar talentos esportivos, as modalidades da competição são: Basquete, Handebol, Futsal, Volei de quadra, Volei de areia, Xadrez e Rústica.
O valor de inscrição é de R$ 5,00 + 1 quilo de alimento não perecível, só a para a Rústica a inscrição é R$ 1,00 + 1 quilo de alimento não perecível, todos os Acadêmicos da Unipampa de São Gabriel são convidados a participar, as inscrições vão até 15 de fevereiro com os membros do D.A..
Os links do regulamento e demais informações da Olímpiada:
Fichas de Inscrições.docx

Regulamento Específico da 1ª Olimpiada Integrada de Esportes, campus SG.pdf

Regulamento Geral 1ª Olimpiada Integrada de Esportes Unipampa SG.pdf



Projeto aumenta duração de estágio para advogados e engenheiros


Agência Câmara de Notícias
 
A Câmara analisa projeto que estabelece que não se aplica o prazo de dois anos ao estágio nas áreas de direito e engenharia. O autor, deputado Edmar Arruda (PSC-PR), argumenta que a especialização e o domínio de alguns ofícios requerem mais tempo e que a limitação legal de dois anos não tem se mostrado eficaz no caso dessas duas profissões.

A proposta (PL 4598/12) altera a lei que trata dos direitos dos estagiários e das partes concedentes (Lei 11.788/08), mas não fixa o tempo de estágio que se aplicaria aos formandos em engenharia e direito. “É recorrente a preocupação com a grande rotatividade de estagiários que a lei gerou, inviabilizando a especialização a contento de estudantes interessados em manter vínculos mais perenes com as empresas que os contratam”, afirma Arruda.

O deputado argumenta ainda que o curto tempo de estágio atrapalha inclusive a criação e a inovação nas empresas da área tecnológica. Isto porque os diversos segmentos das engenharias estariam enfrentado dificuldades em legar seus conhecimentos aos seus estagiários no curto espaço de tempo em que eles ficam na empresa.

Tramitação
A matéria tramita apensada ao PL 4579/09, que amplia o prazo máximo do estágio para três anos e torna obrigatória a concessão de auxílio-alimentação ao estagiário pela empresa concedente. Ambas ainda serão analisadas, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação e Cultura, Trabalho, Administração e Serviço Público, Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fórum Comunidade Educativa

Segunda-feira, 11 de fevereiro
“Modelos de centros líderes na mudança educativa”
Venha conversar com Ana Elisa Siqueira, diretora da Escola Estadual Desembargador Amorim Lima sobre modelos de centros educativos que são líderes e referências de sucesso no desenvolvimento de políticas e lideranças. Compartilhe experiências e reflexões sobre uma transformação real e direta na educação e nas salas de aula.

"Como se deve liderar um centro educativo do século XXI?" Elisabeth Schau, especialista em liderança empresarial e escolar, comanda o fórum que discute a liderança a partir das administrações e organizações educativas, pensando os planos institucionais e organismos que impulsionem as TIC. Também é o momento de refletir as competências, perfil do trabalhador e do docente em um centro do Séc. XXI.
Fórum: “Tecnologia na aula com Arduino”
Começa fórum de discussão com a participação de Jesús Fernández Cid que contará um pouco sobre sua experiência inovadora. E na próxima quarta-feira (13), teremos um debate ao vivo com Jesús para conhecermos melhor essa ferramenta.
Terça-feira, 12 de fevereiro
Debate ao vivo: “Liderando a mudança. Por que falham os esforços de mudança em educação?”
Dando continuidade à discussão sobre liderança nos centros educativos, na próxima terça-feira (12) teremos outro debate com o professor Antonio Bolívar da Universidade de Granada e a com a professora Silvia Tkotz da Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Nossos convidados irão discutir sobre as características da liderança que contribuem com a melhora do sistema educativo. O fórum de discussão sobre este debate será o mesmo que conta com a participação do especialista Julián López, professor da Universidade de Sevilha que abriu o tema no debate da semana passada.
* Atividade com tradução ao português.
Acompanhe as atividades que estão em andamento!
Lina de Almeida Gattai, coordenadora na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores da Secretaria de Educação de São Paulo (EFAP), está tirando dúvidas e conversando com os participantes do fórum sobre liderança e a contribuição das tecnologias nesse processo.
Experimentar
Oficina : “Liderança nos centros educativos”
Na segunda semana do novo ciclo de oficinas, baseado nas Competências do século XXI estabelecidas pela UNESCO, vamos juntos debater sobre a liderança na sala de aula com a María Jesús, da Espanha, que está apresentando e mediando as oficinas com o apoio da educadora brasileira Ana Lúcia Leite.

E o que vem por aí...

Na próxima semana abriremos o tema Gestionar... acompanhem as novidades que traremos!
Você também é protagonista da educação do século XXI. Compartilhe conosco qual projeto educativo inovador você está pondo em prática em sua escola. Os melhores poderão compartilhar sua experiência ou proposta por meio de uma atividade para toda a comunidade do Encontro, formada por mais de 33.000 usuários. Envie-nos sua proposta e ganhe um certificado de colaboração.
Envie-nos sua proposta e ganhe um certificado de colaboração.
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sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

FORMADA NOVA COMISSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO

            Em reunião realizada hoje pela manhã na Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos foi formada a nova Comissão do Programa de Bolsas de Estudo Municipal, que a partir de agora receberá todas as demandas que envolvem o assunto. A secretária Tani Vieira explica que os nomes apontados serão levados ao conhecimento do prefeito Roque Montagner que fará a homologação. O presidente da Comissão é Alexsandro Figueiredo; vice-presidente Bruno Aloy; 1º secretário Duilo Matos e 2ª secretária Tatiane dos Santos. O total de membros são 14 pessoas, sete titulares e sete suplentes: pelo Município a Secretaria Municipal de Planejamento e Secretaria de Educação; Procuradoria Jurídica, um membro do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, um da Urcamp e um do Diretório Central de Estudantes.
              O objetivo da comissão é analisar os pedidos de Bolsa de Estudo e decidir quem será o beneficiado, em decorrência dos critérios exigidos. O próximo passo, segundo a secretária de Planejamento será a abertura de edital para inscrição, seguido da análise e encaminhamento ao prefeito.


Diretoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de São Gabriel
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sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Encurtando distâncias: UNIPAMPA é acolhida pelo Poder Executivo


Universitários falam em grande mudança no que ser refere à receptividade na prefeitura de São Gabriel 

Uma parceria muito importante, assim classificou a secretária de Turismo, Denise Lisoski, a relação entre o município e a Universidade Federal do Pampa instalada em São Gabriel. Na manhã da última quarta-feira, 30, Denise recebeu em seu gabinete o presidente do Diretório Acadêmico de Gestão Ambiental, Wesley Monteiro Ribeiro e o estudante Etchiel Ribeiro Moreira. Na ocasião, os jovens, que vieram solicitar espaço físico para a realização da 1ª Olimpíada Integrada de Esportes da UNIPAMPA, também falaram de projetos desenvolvidos no Curso de Gestão Ambiental.
Os estudantes destacaram o Projeto de Desenvolvimento Regional focado no Turismo como potencial econômico. Para Denise, este projeto vem ao encontro da política de recuperação cultural e investimentos no turismo determinada pelo Prefeito Roque Montagner. “Temos muita satisfação em abrir as portas para a Universidade que também é nossa, a partir de agora, respaldada pelo prefeito, a UNIPAMPA será uma grande parceria. Juntos vamos em busca da valorização do Patrimônio Histórico Cultural de nossa cidade”.
De acordo com os estudantes, a comunidade acadêmica da UNIPAMPA tem boas expectativas nesta parceria. “Já percebemos a receptividade na prefeitura, o que representa uma grande mudança nas relações entre a Universidade e o município, queremos e sempre quisemos nos somar à comunidade e percebemos que chegou a hora”, salientou Wesley.
A 1ª Olimpíada Integrada de Esportes da UNIPAMPA que acontece nos dias 9, 16 e 17 de fevereiro será aberta ao público e já tem o apoio da prefeitura. A Secretaria de Turismo, Cultura Desporto e Lazer disponibilizou o Ginásio Plácido de Castro para a realização dos jogos. “Esta é apenas a primeira ação resultante da parceria com a Universidade, pois teremos muito trabalho para desenvolvermos juntos no decorrer do ano”, finalizou Denise Lisoski. (Texto/Fotos: Sandra Lorenz).

INSCRIÇÕES PARA BOLSAS DE ESTUDO DO PERPÉTUO SOCORRO

            A Secretaria Municipal de Educação encerra na próxima quarta-feira, 6, ao meio-dia, as inscrições para concorrer a Bolsa de Estudos da Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Os interessados terão que preencher uma ficha sócio-econômica e comprovar a renda. As inscrições estão sendo feitas na Secretaria Municipal de Educação, na Rua João Manoel, Galeria Metelo.

O Encontro Internacional de Educação desembarca no Brasil no dia 4 de fevereiro! Não perca!‏

Segunda-feira, dia 04 de fevereiro, às 14h.
Debate ao vivo: “Liderando a mudança. Por que falham os esforços de mudança em educação?”
O especialista Julián López, professor da Universidade de Sevilha, mais especificamente no departamento de didática e organização educativa, vai falar sobre os processos de mudança e que papel cumpre (ou não) a liderança nesse contexto. * Atividade com tradução ao português.

Compartilhar: “Liderança dos centros educativos do século XXI”
Lina de Almeida Gattai, coordenadora dos cursos de formação continuada para professores da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP) da Secretaria de Educação de São Paulo, tutora nos cursos de Formação de Professor junto a Fundação Padre Anchieta e Fundap. A especialista vai mediar um fórum de discussão e aportar com todo seu conhecimento na área de liderança, focando na contribuição das tecnologias da educação e da tutoria virtual.

Oficina: “Liderança nos centros educativos”
Na primeira semana do novo ciclo de oficinas, baseado nas Competências do século XXI estabelecidas pela UNESCO, vamos juntos pensar como a liderança necessita de políticas e perfis capazes de gerar e impulsionar a transformação e a mudança. María Jesús, da Espanha, e Ana Lucia Leite, do Brasil, irão apresentar e mediar as oficinas ao longo dos próximos meses.

Fórum Comunidade Educativa: “Modelos de centros líderes na mudança educativa”

Todos os países da Ibero-América vão apresentar modelos de centros educativos que são líderes e referências de sucesso no desenvolvimento de políticas e lideranças que asseguram uma transformação real e direta na educação e nas salas de aula. No Brasil, contaremos com a participação de Ana Elisa Siqueira, diretora da Escola Estadual Desembargador Amorim Lima.
Fórum Comunidade Educativa: "Como se deve liderar um centro educativo do século XXI?"”
Elisabeth Schau, especialista em liderança empresarial e escolar, comanda o fórum que discute a liderança a partir das administrações e organizações educativas, pensando os planos institucionais e organismos que impulsionem as TIC. Também é o momento de refletir as competências, perfil do trabalhador e do docente em um centro do Séc. XXI.

E o que vem por aí...

Você também é protagonista da educação do século XXI. Compartilhe conosco qual projeto educativo inovador você está pondo em prática em sua escola. Os melhores poderão compartilhar sua experiência ou proposta por meio de uma atividade para toda a comunidade do Encontro, formada por mais de 33.000 usuários.
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CURSOS DO PRONATEC BENEFICIARÃO CERCA DE 300 PESSOAS


         O secretário municipal de Assistência Social, Cléber Giovane Silveira, apresentou hoje ao prefeito em exercício Evandro Obaldia Guedes os cursos de qualificação profissional que serão ministrados em São Gabriel pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Serão beneficiadas cerca de 300 pessoas com os cursos gratuitos, com direito a vale-transporte e lanche. O secretário explicou que existem critérios para a inscrição, um deles é estar no Cadastro Único.
         Os cursos que estão previstos são de Frentista, Retroescavadeira, Operador de Empilhadeira, Cobrador de Ônibus, Porteiro/Vigia, Operador de Computador Pronatec, Operador de Supermercado Pronatec, Operador de Caixa Pronatec, Representante Comercial Pronatec, Trabalhador Doméstico Pronatec. O secretário informou que as datas serão informadas durante a inscrição na Secretaria de Assistência Social. (Foto: Letícia Leão).

PREFEITO EM EXERCÍCIO PARTICIPA DE REUNIÃO COM MONITORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

  
        O prefeito em exercício Evandro Obaldia Guedes participou na tarde desta quinta-feira, 31, no Ginásio São Gabriel, da primeira reunião com os monitores que irão trabalhar no ano letivo 2013 nas nove escolas municipais de Educação Infantil. O encontro realizado no auditório do Ginásio São Gabriel teve a presença da secretária municipal de Educação, Nilvanês Jobim, e da Coordenação da Educação Infantil. O prefeito destacou que uma das preocupações do Governo Municipal são as creches municipais, "por isso todas vocês passaram por uma avaliação. As atribuições dentro das escolas é um trabalho sério, responsável e dedicado. A criança precisa de carinho e dedicação", disse o prefeito.
         Os monitores foram orientados também quanto às atividades diárias com as crianças e a rotina de trabalho. A secretária de Educação Nilvanês Jobim explica que os berçários, além de monitor, vão contar com atendimento de um professor. "Será um trabalho qualificado, focado no bem estar e no bom desenvolvimento intelectual das crianças. Elas estarão prontas para o primeiro contato com os pais e alunos e essa relação e o atendimento vai ser supervisionado".
         Evandro Obaldia Guedes lembrou que o prefeito Roque Montagner não é só de gabinete, mas de visitar todos os setores no sentido de incentivar os nossos funcionários a fazer um trabalho voltado para o cidadão. "A futura sociedade de São Gabriel está nas mãos de vocês. Ajude-nos a fazer um bom trabalho", conclamou o prefeito aos monitores.
         ATRIBUIÇÕES - Aos monitores cabe receber as crianças, encaminhá-las às salas de aula, acompanhá-las na hora de saída e entregá-los a seus responsáveis; assessorar a professora nas atividades dentro e fora da sala de aula; preparar a distribuição de alimentos; acompanhar as crianças à higienização; assegurar a integridade física e moral das crianças em qualquer situação; ser ético e cumprir as horas determinadas em lei para o desenvolvimento de suas funções.
         As nove escolas municipais de Educação Infantil estarão prontas a receber os alunos em turno integral, com horário ampliado das 7h30min às 18 horas a partir do dia 4 de fevereiro. (Foto: Letícia Leão).

Professores marcam greve nacional para o mês de abril

Objetivo da mobilização, que será realizada durante a Semana Nacional de Educação, é defender a aplicação de 10% do PIB para a educação pública; entidades também exigem que recursos do pré-sal sejam destinados ao setor.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que agrega 44 entidades de todo o país, realizará uma greve entre os dias 23 e 25 de abril, durante a Semana Nacional de Educação. O encontro e a paralisação têm como objetivo defender a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação pública e discutir uma alteração na Medida Provisória 592, para que os royalties do petróleo sejam destinados para o setor.
Frente à pressão de diversos movimentos sociais e educacionais, o Plano Nacional de Educação (PNE) - que prevê a aplicação em até dez anos de 10% do PIB na área da educação - foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara no dia 16 de outubro do ano passado e encaminhado para votação no Senado. Se aprovado pelos senadores sem alterações, o texto vai para sanção presidencial. Atualmente, União, estados e municípios aplicam juntos cerca de 5% do PIB no setor por ano.
O texto do PNE diz que serão utilizados 50% dos recursos do pré-sal, incluídos os royalties, diretamente em educação. Hoje, os recursos que vão para a área não chegam a 20%. A CNTE, no entanto, exige que o total dos royalties do pré-sal sejam destinados apenas à educação.

Informação do site JusBrasil