terça-feira, 29 de julho de 2014

VI Fórum Mundial de Ufologia

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Cursos de pedreiro e aplicador de revestimento cerâmico começam segunda-feira

Quarenta gabrielenses iniciam na próxima segunda-feira (28/07), o aprendizado de duas modalidades da Construção Civil. Os cursos que serão ministrados pelos técnicos do SENAI, vão possibilitar aptidões nas atividades de pedreiro e aplicador de revestimento cerâmico e foram possibilitados pela adesão do município aos Programas Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho. Conforme o prefeito Roque Montagner este é o segundo ano consecutivo que o Município prioriza a qualificação dos trabalhadores, criando melhores condições para o acesso ao mercado de trabalho.
   De acordo com a coordenadora do programa em São Gabriel, Luciana Pajés de Vasconcelos, as inscrições que resultaram da parceria entre as secretarias do Trabalho, Indústria e Comércio, Saúde e de Assistência Social foram bem sucedidas. “Apesar do pouco tempo de divulgação conseguimos trazer várias pessoas para os cursos” diz a coordenadora, informando ainda, que várias pessoas tiveram seus nomes relacionados em uma lista de espera que será utilizada no caso de desistências. São ações interligadas, em parcerias como esta, que resultam em positividade e qualificação para a comunidade, oportunizando novas perspectivas para os trabalhadores.
O curso de Pedreiro terá 200 horas e acontece de segunda a sexta-feira das 8h às 12h, o de aplicador de revestimento cerâmico 180 horas no turno da tarde das 13h30min às 17h30min. As aulas teóricas serão realizadas na Associação Comercial e Industrial e as práticas no prédio do Instituto São Gabriel, antigo Lar das Meninas.

Valorizando a Educação: SEME realiza 2ª Jornada Pedagógica com muito sucesso


Uma semana de muitas atividades e novos conhecimentos para os professores da rede municipal de ensino de São Gabriel. Assim está sendo o cronograma de palestras desenvolvido durante a 2ª Jornada Pedagógica que teve início no último dia 21. O evento coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (SEME) visa dar uma maior e melhor capacitação aos professores. De acordo com a coordenadora pedagógica, Naizy Machado, todos os 540 professores da rede pública estão participando ativamente das palestras, buscando aumentar os conhecimentos e dirimindo dúvidas sobre alguns aspectos educativos junto aos palestrantes.
Nos dias 21, 22 e 23, o evento foi sediado nos auditórios das escolas municipais Ginásio São Gabriel e Carlota Vieira da Cunha, onde as palestras tiveram a responsabilidade do Professor Mestre Rodrigo, de Alegrete, com os temas “Educação Física Escolar” e o “Professor no Limite”; Psicóloga Rafaela Salgado abordando “Os Desafios na Educação Infantil” e a Drª Silvana Gritti, de Jaguarão, com “A Educação nas Escolas do Campo”. Já na quinta-feira (24) e sexta-feira (25) a programação está sendo desenvolvida nas dependências do CTG Caiboaté.
De acordo com Naizy Machado, nestes dois dias finais estão sendo abordados temas como “Inclusão” com a Drª Franciéle Brizolla, de Bagé e o Adilso Corlasole; “Escola Integral” com o Professor Dr. Maurício, de Jaguarão e “Conselho Municipal de Educação” com a Professora Fabiane Bitelo, de São Leopoldo.
Já a Secretária Municipal de Educação Nilvanês Jobim está participando desde o último dia 22, do 6º Congresso Internacional de Educação, na cidade de Gramado, ficando impossibilitada de acompanhar a 2ª Jornada Pedagógica, mas segundo ela, o ciclo de excelência educacional que imaginamos tem que se atentar para políticas educacionais firmes, coerentes e honestas, por isso o Governo Municipal através do prefeito Roque Montagner vêm proporcionando importantes avanços na área de educação para São Gabriel.

Texto:Elson Teixeira/Foto: Deividi Pereira

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Ministério do Meio Ambiente oferece 11 cursos gratuitos online

Há cursos voltados para diversos públicos que ensinam na prática como adotar a sustentabilidade.
 A necessidade de adotar um estilo de vida mais saudável, de realizar compras mais conscientes e estimular os filhos a seguirem esses mesmos princípios não é uma tarefa fácil, por mais que esses fatores sejam aceitos e almejados. Uma forma de aprender a colocar em prática esses conceitos tão defendidos atualmente é fazendo os cursos oferecidos pelo Ministério do Meio Ambiente do governo.
No curso “Crianças e o Consumo Sustentável”, por exemplo, o objetivo é trabalhar o conhecimento dos pais e educadores para que construam valores mais sustentáveis - desestimulando o consumo exacerbado e incentivando a prática de brincadeiras, hábitos e atitudes mais saudáveis.
Há também aulas voltadas aos jovens que moram no campo, agricultores, agentes comunitários e públicos para formar pessoas capazes de identificar e refletir as questões socioambientais em seu território, de forma a promover a mobilização social que resultem em ações que propiciem condições de vida digna no meio rural, conservação ambiental e sustentabilidade dos agroecossistemas.
São mais de dez cursos gratuitos para diversos perfis de público, veja as opções abaixo:
- Crianças e o Consumo Sustentável
- Estilos de vida sustentável
- Formação de agentes populares de educação ambiental na agricultura familiar
- Apoio à implementação do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar nos territórios
- Sustentabilidade na Administração Pública
- Igualdade de Gênero e Desenvolvimento Sustentável.
- Guia para a Produção de Conteúdos EAD
- Orientações para elaboração de Plano Simplificado de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
- Capacitação para Participação em Conferências do Meio Ambiente
- Fórum Brasil + 20 - Programa Nacional para Municípios Sustentáveis
- Comitê de Bacias Hidrográficas
Eles estão disponíveis na plataforma virtual Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), faça sua inscrição aqui, e todos possuem certificados digitais. Alguns têm a opção de serem feitos com tutoria.
Cada curso só é liberado para visualização após o término da "data de inscrição", ou seja, no primeiro dia da "data de realização". Dúvidas sobre como realizar o curso veja aqui e dúvidas sobre como se inscrever veja aqui.

Redação CicloVivo

Inpa abre inscrições para 149 vagas em programas de pós-graduação

Inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro deste ano.
Vagas serão distribuídas em oito programas; provas serão em novembro.

Segundo pesquisador Bueno o Inpa recebe 140 mil visitas anuais (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus, está com inscrições abertas para o Processo Seletivo do Programa Pós-Graduação (Mestrado) para a turma de 2015. Os interessados podem fazer inscrições até o dia 30 de setembro.
De acordo com o Inpa, serão oferecidas 149 vagas distribuídas em oito programas de pós-graduação: Agricultura no Trópico Úmido (12 vagas); Biologia de Água Doce e Pesca Interior (18 vagas); Botânica (24 vagas); Ciências de Florestas Tropicais (20 vagas); Clima e Ambiente, programa em ampla associação com a Universidade do Estado do Amazonas (15 vagas); Ecologia (até 25 vagas); Entomologia (15 vagas); Genética, Conservação e Biologia Evolutiva (20 vagas).

As provas deverão ser aplicadas no dia 5 de novembro com duas fases: no turno matutino, de 8h30 às 12h30, será feita uma prova de conhecimentos específicos e à tarde, de 15h às 17h, de língua estrangeira. O candidato deve observar no edital do programa de interesse os detalhes e critérios de seleção.
Neste ano, o processo seletivo será feito em 21 cidades, de todas as regiões brasileiras: Manaus, Tabatinga, Parintins e Tefé, no Amazonas; Belém e Santarém, Pará; Porto Velho (Rondônia); Rio Branco (Acre), Boa Vista (Roraima); Macapá (Amapá); Recife (Pernambuco); Salvador (Bahia); São Luís (Maranhão); Natal (Rio Grande do Norte); Cuiabá (Mato Grosso); Brasília (Distrito Federal); Rio de Janeiro (Rio de Janeiro); Belo Horizonte (MG), Campinas (São Paulo); Porto Alegre (Rio Grande do Sul); e Londrina (Paraná).
Os locais das provas serão informados aos candidatos por e-mail e pelo site da pós-graduação do Inpa. Ainda segundo a instituição, a seleção para o Doutorado acontece em fluxo contínuo durante o ano.

Informação G1

Abertas vagas para vários cursos do Pronatec

A Secretaria Municipal de Assistência Social informa que estão abertas as inscrições para os cursos do PRONATEC/2014 de azulejista que dá aptidões para aplicar revestimento cerâmico e de pedreiro. São 20 vagas para cada modalidade.
Os interessados devem ter idade mínima de 16 anos e possuir Ensino Fundamental incompleto.
O curso de Aplicador de revestimento será realizado no turno da manhã, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h. As inscrições devem ser feitas somente nesta quarta-feira (23/07) das 10h às 15h na Secretaria Municipal do Trabalho Indústria e Comércio, na sala da Associação Comercial e Industrial, com a Jéssica do SENAI. Para se inscrever são necessários o RG, CPF, Carteira de Trabalho e NIS – Número de Inscrição Social. 
O Curso de Pedreiro será de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h30 min. Os cursos são gratuitos e disponibilizam vale transporte e lanche. As aulas começam na próxima segunda-feira, dia 28 de julho.
Mais informações na Secretaria Municipal de Assistência Social. Fone 3232-3699 ou 3232- 2672 falar com Luciana ou Jairo.

terça-feira, 22 de julho de 2014

6 animais que são praticamente imortais

Conheça um time de bichinhos capazes de sobreviver por muitos e muitos anos e que não querem saber de morrer não!
Por

6 animais que são praticamente imortais [infográfico]


Como você acabou de ver no infográfico acima, embora nós humanos ainda não tenhamos encontrado uma forma de viver para sempre, existem criaturas incríveis na natureza que parecem guardar o segredo da imortalidade. E desvendar esse mistério poderia ajudar os cientistas a descobrir uma maneira de prolongar as nossas curtas vidas, seja isso bom ou ruim. Afinal, quem — mesmo que não admita — não gostaria de “ficar para semente”?

Sessão Gratuita de Cinema

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Prefeitura e Sesc promovem exposição sobre a vida e obra de Mário Quintana


Uma solenidade com a presença do prefeito Roque Montagner, da secretária de Turismo Denise Lisoski e da coordenadora do Centro de Cultura Sobrado da Praça Mara Rangel, marcou a abertura oficial de uma exposição itinerante sobre a vida e obra do escritor brasileiro Mario Quintana. A história é contada em 14 banners que retratam a vida e trechos de trabalhos do poeta gaúcho. Cíntia Sartori representou o SESC, entidade promotora do evento em parceria com a Prefeitura Municipal. A exposição ficará a disposição da população gabrielense até o dia 15 de agosto no Centro de Cultura Sobrado da Praça.
Mário Quintana nasceu em Alegrete e mudou-se em 1919 para Porto Alegre, onde estudou no Colégio Militar e publicou suas primeiras produções literárias. Trabalhou para a Editora Globo e depois na farmácia de propriedade da família. Considerado o "poeta das coisas simples", com um estilo marcado pela ironia, profundidade e perfeição técnica, trabalhou como jornalista quase toda a sua vida. Traduziu mais de 130 obras da literatura universal, entre elas Em Busca do Tempo Perdido de Marcel Proust, Mrs Dalloway de Virginia Woolf, e Palavras e Sangue, de Giovanni Papini.
Em 1953, Quintana trabalhou no jornal Correio do Povo, como colunista da página de cultura, com circulação aos sábados, e em 1977 saiu do jornal. Em 1940, ele lançou o seu primeiro livro de poesias, A Rua dos Cataventos, iniciando assim sua carreira como poeta, escritor e autor infantil. Em 1966, foi publicada Antologia Poética, com sessenta poemas, organizada por Rubem Braga e Paulo Mendes Campos, lançada para comemorar seus sessenta anos de idade, sendo por esta razão o poeta saudado na Academia Brasileira de Letras por Augusto Meyer e Manuel Bandeira, que recita o poema Quintanares, de sua autoria, em homenagem ao colega gaúcho.
No mesmo ano ganhou o Prêmio Fernando Chinaglia da União Brasileira de Escritores de melhor livro do ano. Em 1976, ao completar setenta anos, recebeu a medalha Negrinho do Pastoreio do governo do estado do Rio Grande do Sul. Em 1980 recebeu o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra. 
Texto: Márcio Vaqueiro/Foto: Letícia Leão.

sábado, 19 de julho de 2014

OPORTUNIDADE!

Inscrições abertas até 1/8 para os cursos a distância “Criança e o Consumo Sustentável” e “Estilos de Vida Sustentável”. Acesse a plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pelo link => http://ava.mma.gov.br/ e faça sua inscrição. Os cursos serão realizados durante o mês de agosto e os participantes terão direito a um certificado de formação no tema, emitido pelo Ministério do Meio Ambiente. Vai perder essa chance?

Poeta gabrielense faz recital e lança livro no Centro de Cultura Sobrado da Praça



Tem prosseguimento no próximo sábado (19/07), às 16h30min, a Temporada de Recitais no Centro de Cultura Sobrado da Praça, com o Recital de Poesia, lançamento e Sessão de Autógrafos do livro "Volta ao Mundo em 500 Poemas" do poeta Rossyr Berny. É o 20º livro do jornalista e mestre em Teoria da Leitura gabrielense Rossyr Berny com poemas inéditos de suas viagens por quatro dos cinco continentes. A coordenadora do Centro de Cultura, Mara Rangel, informa que o evento contará com a presença do prefeito Roque Montagner, “um grande apoiador da cultura, juntamente com a secretária de Turismo, Cultura, Desporto e Lazer Denise Lisoski”.
Em sua obra Rossyr Berny dá volta ao mundo e seleciona 500 poemas de suas viagens ao longo de 40 anos de estrada e publicações, somando 20 livros. Em variadas temáticas escreve poemas emocionantes envolvendo amor, questão social, filosofia. Em cada país novas aprendizagens e emoções em versos. O poeta gabrielense fundou a Editora Alcance, em 1985, e que atualmente é a que mais publica poesias no Brasil. Mara Rangel lembra que desde a inauguração do Centro de Cultura, no dia 9 de junho, Rossyr Berny vem participando das atividades do espaço cultural com a exposição “Quadros Poéticos”, que registra sua viagem aos cinco continentes que formam o mundo e que é a base do livro. A coordenadora do Centro de Cultura ressalta que o evento é aberto e toda a comunidade está convidada para participar.

Texto: Paulo Elmano Borges/Foto: Divulgação.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

UNIPAMPA: Editais de reopção e de ingresso complementar recebem inscrições

Quem quiser trocar de curso ou ingressar na Universidade Federal do Pampa por meio das modalidades de transferência voluntária, portador de diploma ou reingresso deve aproveitar os períodos de inscrições para os editais 178/2014 e 179/2014, publicados no portal nesta quinta-feira, 17. As informações são da Divisão de Documentação Acadêmica.
Reopção
Essa forma de mobilidade acadêmica é destinada para alunos já matriculados ou com matrícula trancada na UNIPAMPA que desejam trocar de curso de graduação dentro da Universidade. O prazo de inscrições para esse edital é de 17 a 30 de julho.
Para consultar o número de vagas, nomes dos cursos e dos campi onde existem vagas destinadas para o processo de reopção, bem como a documentação exigida, acesse o edital e os links complementares indicados abaixo:

Reingresso, portador de diploma e transferência voluntária

As modalidades previstas no edital 178/2014 são as seguintes:

  • Reingresso é a forma de ingresso de ex-alunos da UNIPAMPA em situação de abandono ou cancelamento de curso há menos de 2 (dois) anos. O reingresso deverá ser no mesmo curso de origem, ou em curso da mesma área de conhecimento.
  • Transferência voluntária é a forma de ingresso de discentes regularmente matriculados ou com matrícula trancada em curso de graduação de outra Instituição de Ensino Superior (IES), pública ou privada, reconhecida conforme legislação, e que desejam transferir-se para a UNIPAMPA. Alunos de instituições de Ensino Superior estrangeiras podem candidatar-se e, se pré-selecionados, estão sujeitos à análise específica de sua documentação, a ser realizada pela Secretaria Acadêmica do Campus de destino.
  • Portador de Diploma é a forma de ingresso para diplomados por Instituições de Ensino Superior do País em curso reconhecido conforme legislação ou para diplomados que tenham obtido diploma no exterior, desde que este tenha sido revalidado na forma da lei.
O prazo para a inscrição no edital 178/2014 é de 17 de julho a 11 de agosto. Para consultar o número de vagas, nomes dos cursos e dos campi onde existem vagas destinadas para os processos de reingresso, portador de diploma e transferência voluntária, além da documentação exigida, acesse o edital e os links complementares indicados abaixo:

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Parceria entre Prefeitura, Celulose Riograndense e Florestal proporcionarão 300 qualificações

O Governo Municipal vem procurando manter rigorosamente um dos compromissos do Plano de Ações firmados pelo prefeito Roque Montagner na época eleitoral, que é a geração de emprego e renda em São Gabriel, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Indústria e Comércio. Conforme o secretário Aljaci Brito, recentemente os representantes da empresa Celulose Riograndense e da Florestal Barra trataram sobre a agilização das providências legais para a concretização do início da qualificação, através do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), de aproximadamente 300 pessoas, que posteriormente estarão ingressando no mercado de trabalho, através destas empresas e de terceirizadas.
Brito explica que a equipe da secretaria está definindo a data e horário para a realização de um simpósio no auditório da Escola Estadual XV de Novembro, em agosto. Todas as pessoas interessadas nos cursos terão a oportunidade de conhecer detalhadamente o histórico das duas empresas, que apresentarão suas atividades em São Gabriel.
O secretário salienta que estão sendo captados os cursos de identificador florestal, operador de máquina florestal, operador de motosserra, mecânico, lubrificador e auxiliar de manutenção, todos com a duração de 200 horas/aula. Segundo ele os cursos serão desenvolvidos no Centro de Formação e Qualificação Profissional, antigo Lar das Meninas. Recentemente a prefeitura municipal encampou o prédio onde foram realizadas melhorias em sua estrutura. Atualmente estão sendo ministrados vários cursos, mesmo sem ser inaugurado oficialmente, o que deverá acontecer nos próximos dias.
O prefeito Roque reafirmou que “a capacitação profissional é de suma importância para o desenvolvimento do Município. Todas as pessoas que buscam se qualificar estão agregando conhecimentos e levando esse aprendizado por toda a vida, pois com a concorrência e um mercado de trabalho cada vez mais exigente, é imprescindível contar com uma capacitação profissional de qualidade”, finalizou o prefeito.
Texto: Elson Teixeira/Foto: Secretaria de Trabalho, Indústria e Comércio

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Escola Técnica fecha inscrições para processo seletivo nesta quarta

Termina nesta quarta-feira (16/07), às 22 horas, o prazo para inscrição de interessados em participar do processo seletivo de alunos para os Cursos Técnicos em Contabilidade e Técnico em Secretariado. A seletiva vale para o segundo semestre de 2014. De acordo com o diretor da instituição, professor Adilson Leones Godoi de Carvalho, o cadastro deverá ser feito na secretaria da escola, entre 18h e 22h. “Os interessados devem apresentar carteira de identidade”.

Aprenda a Controlar seu Consumo

O banheiro é o principal vilão da história, por conter vários equipamentos que funcionam com água: chuveiros, bacias sanitárias, torneiras, bidês e banheiras.Tudo precisa ser usado várias vezes ao dia, todos os dias.
- A descarga do vaso sanitário gasta cerca de 14 litros de água, se estiver regulada corretamente. Uma válvula com defeito pode levar ao consumo de até 30 litros. Por isso, faça regularmente a manutenção da mesma.Se possível, troque por uma caixa acoplada, ou faça a conversão para válvula de parede com botão duplo.
87.000 LITROS/ANO É QUANTO SE ECONOMIZA DE ÁGUA COM O USO DA CAIXA ACOPLADA DE 6 LITROS
-Vaso sanitário não é lixeira nem cinzeiro. Além de risco de entupimentos, lembre-se que cada descarga desperdiça pelo menos 6 litros de água.
-Escovar os dentes com a torneira pouco aberta, em 5 minutos, gasta 12 litros de água. Se usar um copo de água, o gasto será de apenas 200ml – são mais de 11 litros ecomonizados por escovação.
-Acostume-se a fazer a barba só abrindo a torneira quando necessário: o consumo cai para 2 a 3 litros.
-No chuveiro, quem mora em apartamento consome, num banho de ducha de 15 minutos cerca de 243 litros de água. Se o tempo for reduzido para 5 minutos o consumo cai par pouco mais de 80 litros.
120 MIL LITROS É QUANTO SE ECONIMIZA EM MÉDIA, POR ANO, REDUZINDO O BANHO PARA 5 MINUTOS
-Coloque uma bacia ou um balde para recolher a água enquanto espera que ela esquente. Essa água pode ser reaproveitada para lavar louça, regar plantas ou na própria limpeza do banheiro.
-Feche a torneira quando se ensaboar. Misturadores com acionamento por alavanca permitem fechar a água sem perder a regulagem da temperatura. Se o chuveiro for elétrico, ao fechar a água para se ensaboar, estará também economizando energia elétrica.
-Escovar os dentes no chuveiro é desperdiçar água. Mas fazer xixi na hora do banho economiza a água da descarga.
3R  REDUZIR – REUTILIZAR – RECICLAR
Fonte: Diário de S. Paulo

IV Semana Acadêmica dos Curso de Ciências Biológicas e III Seminário PIBID

O curso de graduação em Ciências Biológicas – licenciatura plena é oferecido pelo CESNORS/UFSM campus Palmeira das Missões, RS. Esse curso objetiva formar profissionais com habilidades para atuar como educadores, além de produzir conhecimento básico e aplicado nas diversas áreas da Biologia através da pesquisa e extensão. O biólogo deverá ter consciência da realidade em que vai atuar e da necessidade de tornar-se agente transformador dessa realidade e na melhoria da qualidade de vida assumindo sua responsabilidade na conservação da biodiversidade.
O Diretório Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas da UFSM, campus Palmeira das Missões, realizará de 19 a 22 de agosto 2014, a IV Semana Acadêmica dos Curso de Ciências Biológicas e III Seminário PIBID, que terão como tema “Integração ao meio ambiente e tomada de decisões sustentáveis”. Para ampliar o debate,  ocorrerão mesas redondas, palestrasminicursos, concursos e uma Mateada Consciência durante o encerramento.
Com o objetivo de incentivar relatos científicos de pesquisa, ensino ou extensão, com reflexões sobre os mais diversos temas voltados às Ciências da Vida, estará aberto de 1° de julho a 10 de agosto de 2014 o prazo para submissão de trabalhos.

A quarta edição da Semana Acadêmica juntamente com o Terceiro Seminário PIBID, visa propiciar maior integração entre estudantes, professores e comunidade em geral, no intuito de abordar as problemáticas e soluções ambientais alternativas. Tendo em vista que a sustentabilidade é equilíbrio entre desenvolvimento econômico e ecológico.

Aguardamos a sua inscrição!
Comissão de Evento 2014

Inscrições: de 19/06/2014 a 18/08/2014 pelo site http://portal.ufsm.br/eventos/inscricao/edicao.html?id=2521

terça-feira, 15 de julho de 2014

Venerdi Culturale

Associação trabalha pela diversidade cultural e recebe apoio do Governo Municipal

Está sendo criada em São Gabriel a Associação Pró-Cultura São Gabriel com o objetivo de promover a cultura, o entretenimento e a diversidade cultural de um modo geral. O presidente da entidade Cristiano Weber e o tesoureiro Dimitri Teixeira foram recebidos pela secretária municipal de Turismo, Cultura, Desporto e Lazer Denise Lisoski, oportunidade em que solicitaram apoio para o trabalho que começou a ser realizado na cidade.
            Cristiano Weber informou que a entidade pretende incentivar quem está começando e não tem oportunidade para mostrar o trabalho. Disse que já estão negociando uma sede para receber os interessados e promover atividades como gibric, ensaio livre, entre outros. “Será uma vitrine na área cultural feita em longo prazo”, explicou. Outro objetivo da Associação Pró-Cultura é tratar a possibilidade de se promover exposições no Centro Cultural Sobrado da Praça, recentemente inaugurado, e que é o ponto de referência para a expressão cultural, artística e histórica dos gabrielenses. 
            A secretária Denise Lisoski afirmou que o prefeito Roque Montagner tem dado apoio a quem trabalha pelo resgate da cultura e história de São Gabriel e, através da Secretaria de Turismo e Cultura, incentivará todas as atividades e ações que busquem valorizar as diversas manifestações. Ela convidou a entidade para participar da 1ª Conferência Livre Municipal de Cultura, que será realizada no dia 30 de agosto, no CTG Caiboaté. Cristiano adiantou que esta será uma possibilidade de mostrar várias atividades, que hoje estão no anonimato.

Texto: Paulo Elmano Borges/Foto: Deividi Pereira.