quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Curso de Formação Estudantil



Informações: https://www.facebook.com/events/304341546413104/?source=1

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Palmira Vieira da Silva será a homenageada em nível Municipal na Semana da Pátria 2014

Exiba reunião semana da pátria.JPG na apresentação de slides
Durante reunião também foram divulgados os homenageados em níveis nacional e estadual

Com a presença de diretores e representantes de estabelecimentos de ensino da rede pública municipal, estadual e particular, de entidades de classe, igrejas, clubes de serviço, entre outros, prosseguiu no final da manhã de quarta-feira (13/08), mais uma das séries de reuniões organizadas pela Secretaria Municipal de Educação (SEME) com o objetivo de definir a organização da Semana da Pátria 2014. Na ocasião, a equipe da SEME através das coordenadoras Administrativa Branca Estelita Wiesel, e de Eventos Márcia Dornelles e do Professor de Educação Física Paulo Ricardo Monteiro Molina, explicou os detalhes referentes as atividades previstas na programação oficial, como a chegada do Fogo Simbólico ao Município no próximo dia 21 e a realização de mais uma edição do Torneio Verde Amarelo, de 3 a 5 de setembro,
A coordenadora destacou que a abertura oficial acontecerá no dia 1º de setembro às 9 horas no Espaço Cívico da Praça Dr. Fernando Abbott com o acendimento da Pira. Também durante a semana estão previstas Saudações Cívicas, Hora Cívica com a participação dos alunos das Escolas Municipais e Culto Ecumênico, entre outras atividades, culminando no dia 7 a partir das 13h30min com o Desfile Cívico Militar e Estudantil e o encerramento oficial às 18 horas pelo Prefeito Municipal e o Comandante da Guarnição Militar Federal de São Gabriel.
Durante a reunião a coordenadora salientou que conforme foi definido pela Liga da Defesa Nacional do Estado do Rio Grande do Sul (LDN) o Tema Nacional será “Meu Jeito de Ser Brasileiro”. Já em relação a homenagem Nacional o destaque é a “Amazônia - Patrimônio Histórico”, e Estadual será o compositor Lupicínio Rodrigues - “100 Anos de Dores e Amores”. Em nível local Branca Wiesel anunciou que a homenageada será a Srª Palmira Vieira da Silva.
Em relação à homenageada municipal, o prefeito Roque Montagner fez questão de ressaltar o reconhecimento do Executivo e da comunidade gabrielense a Palmira Vieira da Silva. Conforme ele “seu coração era extremamente grande e sensível com uma bondade imensa. Doou parte de sua vida aos mais necessitados, em especial aos pequeninos, deixando muitos legados que os gabrielenses poderão usufruir, entre eles está o Instituto Palmira Vieira da Silva, que infelizmente estava desativado, o Instituto São Gabriel (Lar das Meninas) e a Fundação Agrária e outras propriedades a entidades Santa Casa e Asilo São João”, declarou o prefeito. Roque disse ainda que o Governo Municipal está resgatando esta parte da história de São Gabriel com a efetivação da assinatura de um convênio com o referido Instituto, tornando oficial a oferta de 70 vagas para a Escola de Educação Infantil (berçário, maternal e jardim).

Texto e Fotos: Elson Teixeira.

Classroom, plataforma do Google para professores, agora está disponível para todos

Por em

O Google lançou oficialmente dia 13 de agosto o Classroom, sua plataforma educacional para professores que estava em testes desde maio.
O Classroom busca facilitar a comunicação entre professores e seus alunos, com a possibilidade de entrega de tarefas pela internet e conversas em tempo real. Desde a abertura da sua fase de testes, o Google diz que mais de 10.000 educadores de 45 países se cadastraram na plataforma, que está disponível em 42 idiomas.
O Google planejava disponibilizar o Classroom para todos apenas em setembro, mas acabou lançando com alguns dias de antecedência. A plataforma está disponível para instituições de ensino que usam o Google Apps for Education. [Google via TechCrunch]

Via RSS de Gizmodo Brasil

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Animações na sala de aula

As animações são uma ferramenta que nos permite introduzir e tratar temas educativos e valores. Todas as crianças e até os adultos adoram assistir. Ajudam também para quebrar a monotonia da sala de aula, facilitando a compreensão de diversos temas. A seguir algumas sugestões!



Minhocas
Quando a criança está pronta para perguntar, os adultos podem não estar preparados para responder. O dilema do questionamento, enfrentado por pais e filhos, é o assunto dessa família de minhocas. Este curta permite gerar um espaço de dialogo para discutir as perguntas das crianças, explorando ao máximo a curiosidade delas.
» Veja nossa sugestão de Plano de Aula!

Um índio é pego numa torrente de experiências estranhas, revelando mistérios de tempo e espaço. A animação possibilita a reflexão sobre o encontro da realidade indígena com nossa sociedade e as particularidades das diferentes culturas.
>>Veja nossa sugestão de Plano de Aula!


Velha História

Um dia ao pescar na beira de um rio um homem pega um peixe. A partir de um gesto de afeto do pescador, os dois desenvolvem uma linda amizade que é admirada por todos na cidade. Do poema de Mário Quintana. O filme é uma ótima oportunidade para falar de sentimentos: de amizade, de amor, de tristeza, de encontros e de perdas.
» Veja nossa sugestão de Plano de Aula!


Fiat Lux
Fiat Lux é um termo bíblico usado por Deus durante a criação do universo. Significa "Faça-se a luz", ou "Haja Luz". É uma metáfora muito conhecida, e representa a origem do novo. O curta possibilita desenvolver a curiosidade e a criatividade das crianças na invenção de coisas novas.

É chegada a hora do Anima Mundi 2014! O festival passará por São Paulo e Rio de Janeiro e depois entra em circuito por diversas cidades do país. Não perca!
Confira mais notícias na Coluna Curtinha!




Bons Relatos!

Equipe Curta na Escola

Prefeitura abre inscrições para cursos de qualificação profissional na área de Informática


Confirmando mais uma vez a firme parceria do Governo Municipal com o FGTAS, já se encontram abertas na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, situada na rua 12 de outubro  s/nº, Bairro Menino Jesus, as pré-matrículas para os cursos de Montador e Reparador de Computadores. Segundo informações da Assistente Social Luciana Pajés de Vasconcelos, os cursos que fazem parte do Pronatec possuem carga horária de 200/horas, e as aulas terão início no dia 8 de setembro, com término em janeiro de 2015.
Conforme a assistente Luciana o número de vagas é limitado, portanto há necessidade que as pessoas interessadas procurem a secretaria o mais breve possível, pois os 20 primeiros inscritos em cada curso terão suas vagas garantidas. O atendimento é efetuado das 8h às 14h de segunda a sexta-feira, sendo que informações também poderão ser obtidas pelos telefones: 3232-3699 ou 3232-2672.
Luciana de Vasconcelos salienta que para efetivar a pré-matrícula, o candidato deve apresentar no ato da inscrição, cópias dos seguintes documentos: CPF e identidade; comprovante de residência; comprovante de escolaridade; cópia do comprovante de conta corrente no nome do aluno de qualquer agência bancária da cidade. Se o aluno for menor de idade deve apresentar cópia do CPF e identidade do responsável.  Se o aluno não tiver conta em seu nome, poderá fazer a conta fácil da Caixa. A idade exigida é 16 anos e escolaridade mínima a 4ª série do Ensino Fundamental. 
ASCOM - Rua Duque de Caxias, 442 - Edifício Sepé Tiaraju - Sala 318 

(55) 3232-3800 - (55) 99222314 - www.saogabriel.rs.gov.br/2013/

Semana do Meio Ambiente

III Congresso Internacional de Educação Ambiental

 O Curso de Especialização em Educação Ambiental-UFSM - Polo UAB/Panambi-RS em parceria com o Conselho Municipal do Meio Ambiente de Panambi organiza neste ano de 2014,  o III Congresso Internacional de Educação Ambiental - Curso de Especialização em Educação Ambiental UFSM-Polo UAB/Panambi-RS e o IX Seminário Municipal do Meio Ambiente de 24 a 27 de setembro de 2014.
Este evento será realizado no Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt e nas dependências do SESI, da ACI e do Lions Clube.
O Congresso contará com palestras, teatros, oficinas, exposição de produtos sustentáveis, mostra de produtos ecológicos, espaço de convivência, mostra de monografias do Curso de Especialização Em Educação Ambiental-UFSM dos alunos que já defenderam, entre outros.
Conheça mais detalhes do Curso de Especialização em Educação Ambiental acessando endereço: http://nte.ufsm.br/moodle2_UAB/course/view.php?id=861#section-1.
O evento pretende com os trabalhos apresentados, gerar discussões multi e interdisciplinares, para que as Autoridades e a Sociedade tomem providências na solução dos problemas ambientais.
Objetivos:
Promover, incentivar  e divulgar as pesquisas científicas realizadas na área de Educação Ambiental  do Curso de especialização em Educação Ambiental da UFSM e  de alunos de Instituições interessadas.
Proporcionar espaço e tempo para a discussão e a divulgação dos trabalhos realizados na educação ambiental procurando mostrar soluções  para os problemas ambientais. 

Mais informações acesse http://www.congressoambiental.com/ 

Passe livre estudantil é aprovado na Câmara...

...de Caçapava do Sul

Na sessão de segunda-feira, dia 11, foi votado o projeto de lei que autoriza ao Poder Executivo a proceder a abertura de crédito adicional destinado ao passe livre estudantil.
O recurso de R$ 16.956,18 prevê custear o passe no transporte escolar de alunos universitários. A verba é proveniente do Estado e visa regulamentar este benefício aos estudantes. O projeto foi aprovado por unanimidade.
O Vereador Pedro Gaspar se manifestou diante da votação, “cumprimento o prefeito por enviar este projeto do Estado para esta Casa, é de fundamental importância, haja visto que vários estudantes trabalham em Caçapava e estudam fora”.
Já Luis Fernando Torres comentou que este projeto do Estado vem ao encontro das necessidades de muitos estudantes, “é um recurso que faz falta para quem estuda”.
Para Caio Casanova, “os alunos já haviam nos procurado é importante investir em educação e no conhecimento das pessoas. A juventude hoje busca qualificação e ficamos muito contentes em poder votar favorável em projetos deste tipo”.
No final o Presidente da Câmara fez uma breve manifestação: “é um grande projeto que vai beneficiar nossos estudantes, desde o início acompanhei o andamento deste trabalho em audiências públicas pelo Estado. Este projeto é o resultado das ações em busca deste benefício”, finaliza.
 
 Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Os alunos da escola do século XXI

Educacao inovacao sinpson
Os alunos de hoje – da creche à graduação – nasceram e cresceram em ambiente digital. É o que o pensador americano Marc Prensky chama de nativos digitais. Em certa medida, todos os países têm enfrentado alguma dificuldade na maneira de a escola (e de o mercado de trabalho) se relacionar com a nova geração.

Isso porque referidos alunos têm algumas características em comum que não são as correntes nas salas de aula: preferem o visual ao textual, preferem o aleatório ao sequencial, muitos trechos curtos a um longo, fazem múltiplas tarefas simultaneamente, precisam de recompensas rápidas, não aceitam com facilidade autoridades e críticas, querem se expressar, gostam de construir redes de contato. Enfim, muito do que se ouve dos problemas escolares está relacionado com a concepção de nosso sistema educacional, pensado para um tipo de aluno que não é o que está atualmente nos bancos escolares.

Há, explicitamente, uma descontinuidade entre eles e seus professores. A ideia de Prensky é especialmente feliz em mostrar isto: a geração atual é nativa digital, nasceu fluente nessa linguagem; seus professores são imigrantes digitais, com todas as dificuldades que um imigrante tem para se adaptar a outra língua e cultura.

É fácil perceber nosso “sotaque” nessa língua. Eu prefiro digitar num teclado (e só com o indicador!) a ficar arrastando meu dedo numa tela de celular ou tablet, algo que me dá uma preguiça enorme. E ler, então? Quantos não somos os que preferem imprimir um texto a ficar rolando-o para baixo numa tela (ou, pior, pedimos para outra pessoa imprimir para a gente). Quantos não preferem ligar a trocar mensagens no whatsapp ou facebook? Isso é o sotaque! E vai além, é provável que a linguagem e a forma de se estruturar os pensamentos estejam intrinsicamente ligados. Se telefonar já não é a primeira opção (nem a segunda, nem a terceira…) de um nativo digital, ligar para avisar que mandou um e-mail é um raciocínio completamente sem sentido que nunca passaria pela cabeça dele.

É disso que se trata o desafio da escola nesse início do século XXI. Como ensinar alunos que têm formas de raciocinar, valorar e agir tão diferentes de seus professores? É comum que professores achem que não é possível se aprender com músicas, filmes ou com o celular – que carrega mais livros e informações do que as bibliotecas e salas de aula de todas as escolas da cidade juntas. É natural, eles nunca praticaram a aprendizagem dessa forma, então lhes é difícil conceber que outros possam aprender assim; assim como acreditam que a aprendizagem deve seguir uma estrutura semimilitar e, claro, não pode ser divertida.

Uma solução proposta por Prensky está relacionada com a gamificação – uma maneira de professores se comunicarem na língua e estilo dos alunos. A gamificação é uma forma de incorporar a qualquer processo, incluindo a educação, elementos dos jogos. Se games são interessantes para os jovens, o que é possível aprender com eles para deixar a escola também interessante?

Esse é um ponto ao qual quero voltar num post futuro, mas, para este momento, pense que isso significa ficar falando não por 10, 20 ou 30 minutos, mas por 3 minutos – e 30 segundos, então, é muito melhor! Não é estruturar um conteúdo vagarosamente passo a passo, culminando numa avaliação, mas deixar o acesso aleatório, rápido e com feedback imediato. E, nada de “objetivos de aprendizagem”, instruções escritas detalhadas e pedagógicas. É preciso trocar, para o aluno, a linguagem com traços de educação para a linguagem com traços de diversão sempre que possível (um tópico importante também para pensar o livro didático dessa escola).

Contudo, isoladamente, uma nova metodologia não garante que a escola estará mais bem preparada para os desafios do século XXI. Outra questão é que ela ensina um conjunto de saberes que já não têm mais a adesão da nova geração. Esse é um processo comum da escola, aprender latim e grego já foi muito mais relevante, mas chegou um momento que saiu do currículo escolar. E é difícil fazer o aluno de hoje ver sentido em aprender a diferenciar mórula, blástula e gástrula.

O sociólogo suíço Philippe Perrenoud é um dos que aponta para as tradições escolares e as lacunas e descolamentos da realidade estudantil que elas provocam. Uma de suas ideias é que a escola precisa diminuir seus currículos tradicionais e incorporar outros elementos, especialmente das áreas da psicologia, das ciências sociais, da economia e do direito.

Faz todo o sentido. A vida humana está cada vez mais longa e multifacetada. E ninguém nos prepara para enfrentar crises e sofrimentos como a perda de um emprego, o divórcio ou uma doença na família. Ou a lidar com a angústia, o ciúme e a sensação de insegurança. O que aprendemos na escola sobre sistemas de ação coletiva, da família e do círculo de amigos a organizações profissionais e políticas? Quem nos ensina quando um leasing, uma hipoteca ou um empréstimo no cheque especial vale a pena? Como se planeja a aposentadoria ou se entende o noticiário a respeito de inflação e balança comercial? Se eu como consumidor me sinto lesado, que direitos eu tenho, como posso reclamá-los, que ações posso tomar? Quais são os direitos trabalhistas? Como e por que se paga um imposto? Como se aciona um seguro? Como se chama um bombeiro? Como se abre uma empresa?

Assim como Perrenoud, também acredito que essas são perguntas muito mais importantes de serem feitas na escola do que, por exemplo, quais são as características de um movimento harmônico simples. E, provavelmente, elas estariam muito mais próximas do que os estudantes precisam e querem. 

Para mim, é muito claro que o problema não é que os alunos estejam menos aptos a aprender ou a prestar atenção. Eles memorizam nomes e características de mais de cem personagens do Pokémon (e esse exemplo também denuncia o sotaque digital do Prensky e o meu), por que não memorizariam os nomes e capitais de cem países? Não que eu ache que essa “memorização geográfica” tenha utilidade, mas não é esse o ponto, é que eles têm essa incrível capacidade e não sabemos como usá-la. Eles dão atenção a dezenas de tarefas simultâneas, é claro que conseguem prestar atenção, só não têm a mínima vontade de prestar atenção na aula – e acho que eles são os menos errados da história…

Educacao em Inovacao escola
Alysson Ramos Artuso
Professor e pesquisador da área de educação e livros didáticos. Formado em Física, mestre em Educação e doutor em Métodos Numéricos, participou de diversos cursos de extensão, incluindo o Designing a New Learning Environment da Universidade de Stanford. Já escreveu dezenas de livros didáticos e editou ou organizou mais de uma centena deles.
www.ieasolucoes.com