quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Unipampa oferecerá 3.180 vagas no Sisu 2016

Cursos de Medicina, recém-aprovado pelo MEC, e de Direito são novidades


Por Heleno Rocha Nazário
Quem quiser disputar vagas na graduação na Universidade Federal do Pampa na edição 2016 do Sistema de Seleção Unificada terá duas novidades. A primeira é a oferta de mais um novo curso, o de Medicina, no Campus Uruguaiana, com 60 vagas. Somando as 50 vagas ofertadas no curso de Direito, em funcionamento no Campus Santana do Livramento desde o segundo semestre de 2015, e a redução de 50 vagas na oferta da licenciatura em Letras Português e Espanhol, do Campus Jaguarão, o termo de adesão assinado pela Unipampa informa a oferta de 3.180 vagas em 64 cursos em 2016, entre bacharelados, licenciaturas e cursos superiores tecnológicos.


A segunda é o lançamento do Guia das Profissões da Unipampa, que traz mais informações sobre cada um dos cursos de graduação, bem como as possibilidades de pós-graduação e intercâmbio. O guia também contém um teste vocacional para ajudar na hora de decidir o caminho acadêmico. Além de uma versão impressa, o Guia das Profissões pode ser baixado em PDF e no padrão HTML acessível para softwares leitores de tela.

Dinâmica do Sisu

O processo seletivo via Sisu ainda não teve o cronograma divulgado, mas a dinâmica de acesso prossegue a mesma. Para participar do Sisu, é preciso ter realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior. Com as notas recebidas via sistema é possível acessar o Sisu e conferir as vagas ofertadas em todo o território nacional por instituições de ensino superior.
Após a primeira chamada via Sisu e a formação da Lista de Espera, o Ministério da Educação repassa as listas para as universidades participantes. É a partir desse ponto que cada instituição tem liberdade para organizar seus editais e cronogramas para aproveitamento das listas.
Para acompanhar as etapas do Sisu 2016, marque o site oficial do Sisu (MEC) nos favoritos de seu navegador web. No mesmo endereço, o MEC mantém uma seção de Perguntas Frequentes sobre o desenvolvimento do processo seletivo nacional.

A Unipampa

Com oferta de mais de 60 cursos de graduação, dois doutorados e 12 mestrados, além de diversos cursos de especialização, a Unipampa é cada vez mais uma escolha sólida para a formação de novos profissionais e pesquisadores. A região fronteiriça de sua abrangência inclui Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana. Nesses dez campi os alunos podem contar com assistência estudantil, projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de estrutura laboratorial, acervos modernos nas bibliotecas e professores capacitados, a maioria doutores em suas áreas de conhecimento.

1º Congresso de Biotecnologia da Região Sul


É com grande satisfação que divulgamos a realização, nos dias 13, 14 e 15 de julho de 2016, do 1o Congresso de Biotecnologia da Região Sul – 1o BiotecSul, com o tema “Cenário atual e perspectivas futuras”.

O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, ocorrerá no Centro Universitário UNIVATES, no auditório e em salas de aula do Prédio 7, em Lajeado - RS.

www.univates.br

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

ANA abrirá 6 mil vagas em cursos gratuitos sobre água a partir de 11 de janeiro

chamada
A partir de 11 de janeiro, segunda-feira, a Agência Nacional de Águas (ANA) começará as inscrições para as primeiras vagas de 2016 em cursos gratuitos, na modalidade de ensino a distância (EaD). Os interessados pelas 6 mil vagas podem se inscrever através do sitehttp://eadana.hospedagemdesites.ws/ até 17 de janeiro ou antes desta data, caso todas as vagas sejam preenchidas. A seleção será feita por ordem de inscrição. A Agência oferecerá os seguintes temas:

• Introdução à Gestão Participativa (1000 vagas / 1 turma);
• Água e Floresta: Uso Sustentável da Caatinga (1000 vagas / 2 turmas);
• Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos no Nordeste (1000 vagas / 2 turmas);
• Lei das Águas (1000 vagas / 2 turmas);
• Monitoramento da Qualidade da Água de Rios e Reservatórios (1000 vagas / 1 turma);
• Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias (1000 vagas / 1 turma).

Os interessados podem se inscrever em até dois cursos simultaneamente e receberão a confirmação de matrícula no primeiro dia de cada capacitação. Os alunos que conseguirem 60% de aproveitamento nas avaliações terão direito a um certificado, sendo que o tempo de duração das atividades pode ser menor que o previsto, conforme o desempenho de cada um. Para facilitar a aprendizagem, os conteúdos são estruturados através de uma navegação sequencial entre módulos.

A novidade desta vez será o curso Introdução à Gestão Participativa, tema inédito oferecido pela ANA. Com turma única de 19 de janeiro a 16 de fevereiro, a capacitação tem como objetivo apresentar princípios, mecanismos e instrumentos institucionais, assim como técnicas básicas para a atuação em processos de gestão participativa, estimulando o interesse na utilização e desenvolvimento desses conhecimentos e habilidades. A carga é de 40 horas para os participantes.

Com turmas de 1º a 7 de fevereiro e de 8 a 16 de fevereiro, o curso Água e Floresta: Uso Sustentável da Caatinga tem carga de dez horas. A capacitação visa a apresentar noções básicas sobre práticas sustentáveis de uso dos recursos florestais da Caatinga e sua relação com a água.

Também com duas turmas e dez horas de carga, o curso Gerenciamento Integrado dos Recursos Hídricos no Nordeste aborda o gerenciamento de recursos hídricos no Nordeste, considerando as peculiaridades da região no que diz respeito à disponibilidade hídrica. A primeira turma está marcada para acontecer de 19 a 24 de janeiro e a segunda será de 25 a 31 de janeiro.

Com carga de 20 horas, o curso Lei das Águas acontecerá em duas turmas de 19 a 31 de janeiro e de 1º a 16 de fevereiro. A capacitação aborda a Política Nacional de Recursos Hídricos e os conceitos básicos relacionados à gestão das águas e ensina os alunos a identificarem formas de atuação responsável para o uso e gestão do recurso.

Para o curso Monitoramento da Qualidade da Água de Rios e Reservatórios, a ANA oferece uma turma no período entre 19 de janeiro e 16 de fevereiro, com carga de 40 horas. O objetivo é promover a reflexão sobre conceitos e ferramentas de monitoramento de qualidade da água em atendimento à Política Nacional de Recursos Hídricos e demais normas legais e institucionais sobre o tema. Também de 19 de janeiro a 16 de fevereiro acontecerá o curso Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias. A capacitação visa a apresentar os instrumentos de planejamento dos recursos hídricos e de gestão de bacias.

Capacitação

A ANA realiza capacitações para as entidades que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e para toda a sociedade brasileira. O objetivo dos cursos é estimular a conservação e o uso sustentável da água, além da participação cidadã na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos. Em 2014, a Agência capacitou mais de 22 mil pessoas. Para 2015, a expectativa é bater este recorde com mais de 33 mil alunos. Saiba mais no Portal da Capacitação da ANA e assista à animação sobre os cursos realizados pela Agência.
Texto:Raylton Alves - ASCOM/ANA

sábado, 2 de janeiro de 2016

Expedição Mata Atlântica - 14 ANOS - 22ª turma - Janeiro de 2016

CURSO DE CAMPO: Ecologia e Conservação da Mata Atlântica
 
Ênfase em Áreas Protegidas (Unidades de Conservação)
 
(100 Horas de atividades teóricas e práticas)
De 15 a 24 de janeiro de 2016
www. grupobrasilverde.org.br / FACEBOOK: "Expedição à Mata Atlântica"
Organização: Grupo Brasil Verde / Grupo de Pesquisas em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas (GAP) – IF Sudeste MG

O curso “Ecologia e Conservação da Mata Atlântica” é um curso de campo oferecido durante a Expedição Mata Atlântica. São dez dias viajando por Unidades de Conservação e outras áreas naturais protegidas particulares, municipais, estaduais e federais, além de instituições de pesquisas do Paraná. As visitas técnicas são enriquecidas com aulas e palestras, muito bate papo e discussões sobre ecologia e conservação.
As atividades são coordenadas pelo Prof. Geraldo Majela Moraes Salvio, professor de Ecologia e Biologia da Conservação do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas. Destina-se a qualquer pessoa interessada no assunto, independente de formação ou origem. São oferecidas 12 vagas para brasileiros e estrangeiros, interessados em conhecer melhor a Mata Atlântica e questões relacionadas à sua conservação, inclusive sobre o planejamento e a gestão de áreas naturais protegidas. Também são abordados temas relacionados a história, cultura, populações tradicionais, turismo de base comunitária e sustentabilidade.
O curso acontece sempre em janeiro e julho, desde 2002, usando como base o município de Guaraqueçaba (PR). 
Maiores informações e inscrições podem ser obtidas pelos e-mails: 
Caso tenha interesse em se inscrever ou queira mais informações, por favor, faça contato conosco que lhe enviaremos todos os detalhes.