terça-feira, 3 de setembro de 2013

SEME aderiu a 19 programas do PAR nos últimos sete meses

Material requisitado vai viabilizar o aprimoramento do ensino na rede municipal de educação 


 
          O Ministério da Educação encerrou na última sexta-feira (30), o prazo de cadastramento para aquisição de materiais didáticos, formação continuada de professores, entre outros que compõem o Plano de Ações Articuladas, o PAR. A Secretaria Municipal da Educação por meio do Setor de Planejamento Educacional, conseguiu cadastrar o ensino municipal em 19 programas, os quais trarão inúmeros benefícios à rede municipal, como a ampliação de 16 escolas, material didático e a construção de três novas unidades escolares.
A novidade nas adesões em 2013 é o fim da exigência de contrapartida dos municípios. “Mobilizamos nossa equipe para trazer o máximo possível de melhorias às Escolas Municipais, buscamos desde o material escolar a veículos de transporte. Acessamos os programas que oferecem praças infantis, lousas digitais e novas escolas”, ressaltou a secretária Nilvanês Jobim.  
De acordo com a Coordenadora do Setor de Planejamento Escolar da SEME, Adriana Vizzoto, as adesões já estão retornando ao município. “Temos resposta positiva do PDDE que é o Programa Dinheiro Direto na Escola, pedimos sete ônibus para este ano e mais sete veículos para 2014. A expectativa é que a educação municipal dê um salto em todos os sentidos, nos próximos três anos”, destacou Adriana.
Na articulação da SEME junto aos programas do PAR está a ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Telmo Borba Menezes, o projeto descreve quatro novas salas de aula e um ginásio de esportes para a escola. A Escola Municipal Jerônimo Machado terá o número de salas de aula ampliado e a construção de uma quadra de esportes. As três escolas novas cadastradas no PAR, são modelo padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. A Escola Municipal de Ensino Fundamental São Roque atenderá o Bairro Pomares, a Escola Municipal Sepé Tiaraju será construída no Conjunto Habitacional Antônio Trilha e a Escola Municipal Catão Peres que será construída próxima ao Bar da Lagoa na Região do Batovi, contará com seis salas de aula.  
Parceria e aprofundamento educacional - Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pampa estiveram na última semana, em reunião com o Setor de Planejamento Educacional da Secretaria Municipal da Educação. A atividade é vinculada à disciplina de Políticas Públicas e Gestão na Educação Básica, ministrada pela professora Lurdes Zanquetta. Os estudantes questionaram a Coordenadora do setor, Adriana Montagner Vizzoto sobre os programas instituídos no município e seu funcionamento. Adriana apresentou aos estudantes, a adesão ao Plano de Ações Articuladas. Os alunos puderam constatar na prática, o aprendizado teórico da disciplina, o que segundo a professora, contribui para o aprimoramento da formação dos acadêmicos “Os alunos se surpreenderam com a agilidade dos programas e puderam ver de perto como funciona esse processo de adesão. Só temos a agradecer a disponibilidade da Secretária e dos profissionais da SEME que nos abriram as portas”, finalizou Lurdes Zanquetta.

Texto/Fotos: Sandra Lorenz

Nenhum comentário:

Postar um comentário