quinta-feira, 29 de agosto de 2013

3ª Semana Nacional da Pessoa com Deficiência é encerrada com êxito em São Gabriel

Com uma proposta voltada à transposição de obstáculos que venham a impedir a prática da inclusão, a 3ª Semana Nacional da Pessoa com Deficiência em São Gabriel proporcionou momentos de reflexão, integração e aceitação. As atividades da programação que tiveram o tema, “Desafiando Limites: Diminuindo as diferenças”, enfatizaram a importância da valorização da pessoa com deficiência e promoveram a integração dos incluídos entre si, e principalmente, com os demais. “Essa semana nos proporcionou perceber a dimensão do caminho, o qual trilha a inclusão, no município. O contato direto com a sistemática da inclusão fora da escola, como aconteceu no ginásio da URCAMP e durante a caminhada que reuniu mil pessoas, mostrou o quanto é grande o nosso compromisso e o quanto deve ser eficiente nossa resposta aos anseios das pessoas com deficiência, foi um tempo de reflexão que deixou muito claro que devemos seguir investindo na inclusão”, ressaltou a secretária de educação, professora Nilvanês Jobim.


Mobilização: Grandes eventos marcaram a Semana da Pessoa com Deficiência em São Gabriel, entre eles, a Celebração de abertura na Capela da Santa Casa de Caridade, a Caminhada pela Inclusão que aconteceu no dia 21 de agosto, a Paragincana realizada pela SEME em parceria com a URCAMP no dia 27 e, o Baile à fantasia, que encerrou as atividades. O baile, organizado pela Escola Especial foi marcado pela participação de várias Escolas de Ensino Fundamental, de Escolas de Educação Infantil, da APAE, Pró-Down, Escola Especial, Salas de Recursos Municipais e Secretaria Municipal da Educação. A animação da festa que aconteceu no Clube dos Sargentos do 9º RCB, ficou por conta dos alunos do Curso Normal do Instituto Menna Barreto, que promoveram o concurso do casal mais animado do baile. O concurso concedeu os títulos de rainha à aluna da Escola Especial Nossa Senhora das Graças, Márcia da Silva Fagundes e de rei ao aluno da APAE, Nelson Correia.  Para a Coordenadora do Setor de Inclusão da SEME, professora Jaqueline Pinheiro, a semana foi encerrada com êxito, “Tivemos uma semana de superação, não só nas atividades diárias, mas nas expectativas dessa Semana da Pessoa com Deficiência. Presenciamos em toda a programação momentos de integração total, como alunos da rede normal, auxiliando os especiais, seja, empurrando as cadeiras como brincando e interagindo de todas as formas. Isso é gratificante e comprova que todas as pessoas podem ser inclusas, não só os deficientes” finalizou a professora.
Todas as atividades da Semana contaram com a parceria entre a SEME, Pró-Down, Escola Especial Nossa Senhora das Graças e APAE.

Texto: Sandra Lorenz/Foto: Letícia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário