quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Igualando as diferenças: Paragincana une alunos do município e acadêmicos na Semana dedicada à Inclusão

A preocupação permanente do Governo Municipal em desenvolver ações que permitam a inclusão gradativa das pessoas com necessidades especiais, proporcionou através da SEME e da Universidade da Região da Campanha (URCAMP) uma atividade integrada que uniu alunos da rede municipal, Pró-Down e Escola Nossa Senhora das Graças.

Foi aceitando os desafios da Paragincana, que os alunos especiais do município, monitorados pelos acadêmicos de todos os semestres do curso de Educação Física da Universidade Região da Campanha, superaram limites e mostraram o quanto são capazes. Cada prova da Paragincana realizada pela SEME em parceria com a URCAMP apresentou consideráveis graus de dificuldade, que aos poucos foram vencidos. A força de vontade dos alunos especiais da Rede Municipal de Educação, Pró-Down e Escola Especial, uniram-se ao anseio de ensinar dos acadêmicos, e todos juntos demonstraram o real sentido da inclusão. Para o coordenador de Extensão do Curso de Educação Física, professor Francisco Marques Gomes, a Paragincana ultrapassa o limite de uma simples atividade curricular, “nossos alunos estão tendo acesso a uma experiência muito rica. Essa vivência é única e muito marcante e aí está o grande ganho acadêmico. Quando eles saírem da universidade e se depararem com a realidade do especial, certamente vão estar preparados”, disse o professor. Ele explicou também, cada proposta das atividades montadas para a competição. Em um labirinto de cordas entrelaçadas, que segundo o professor simulavam raios fatais, os alunos tinham que passar sem tocar nas cordas carregando uma bandeja de frutas. A transposição do obstáculo potencializado,  teve a orientação e acompanhamento dos acadêmicos, e demais alunos da rede pública municipal, que ao final do percurso vibravam com o progresso dos alunos.
De acordo com a Coordenadora do Setor de Inclusão da SEME, professora Jaqueline Pinheiro, a Paragincana proporcionou a integração por meio de estímulos e respostas à inclusão “Estamos tendo a prova de quanto a inclusão é possível e bem aceita. Aqui temos turmas de alunos que não possuem inclusos e estão respondendo com muita atenção aos que tem necessidades especiais, e isso representa o verdadeiro sentido da inclusão, destacou a coordenadora. Além da sensação de conquista ao final dos obstáculos, as atividades da Paragincana proporcionaram o desenvolvimento específico das necessidades especiais de coordenação motora e motricidade fina, motricidade e coordenação da respiração, motricidade ampla e coordenação dos membros superiores, e coordenação dinâmica geral com membros inferiores. A secretária Nilvanês Jobim participou da tarde de atividades e destacou que a inclusão é um desafio diário, mas com expectativas positivas. “Durante esta semana nós debatemos, traçamos metas e formas de aprimoramento da inclusão nas escolas municipais. Abrimos espaço qualificado para os alunos inclusos e podemos dizer que a Semana da Pessoa com Deficiência é apenas uma amostra do que pode ser feito e da perfeita sintonia entre os agentes da inclusão”, finalizou a secretária. 

Texto/Fotos: Sandra Lorenz

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