A
preocupação permanente do Governo Municipal em desenvolver ações que
permitam a inclusão gradativa das pessoas com necessidades especiais,
proporcionou através da SEME e da Universidade da Região da Campanha
(URCAMP) uma atividade integrada que uniu alunos da rede municipal,
Pró-Down e Escola Nossa Senhora das Graças.
Foi
aceitando os desafios da Paragincana, que os alunos especiais do
município, monitorados pelos acadêmicos de todos os semestres do curso
de Educação Física da Universidade Região da Campanha, superaram limites
e mostraram o quanto são capazes. Cada prova da Paragincana realizada
pela SEME em parceria com a URCAMP apresentou consideráveis graus de
dificuldade, que aos poucos foram vencidos. A força de vontade dos
alunos especiais da Rede Municipal de Educação, Pró-Down e Escola
Especial, uniram-se ao anseio de ensinar dos acadêmicos, e todos juntos
demonstraram o real sentido da inclusão. Para o coordenador de Extensão
do Curso de Educação Física, professor Francisco Marques Gomes, a
Paragincana ultrapassa o limite de uma simples atividade curricular, “nossos
alunos estão tendo acesso a uma experiência muito rica. Essa vivência é
única e muito marcante e aí está o grande ganho acadêmico. Quando eles
saírem da universidade e se depararem com a realidade do especial,
certamente vão estar preparados”, disse o professor. Ele explicou
também, cada proposta das atividades montadas para a competição. Em um
labirinto de cordas entrelaçadas, que segundo o professor simulavam
raios fatais, os alunos tinham que passar sem tocar nas cordas
carregando uma bandeja de frutas. A transposição do obstáculo
potencializado, teve a orientação e acompanhamento dos acadêmicos, e
demais alunos da rede pública municipal, que ao final do percurso
vibravam com o progresso dos alunos.
De
acordo com a Coordenadora do Setor de Inclusão da SEME, professora
Jaqueline Pinheiro, a Paragincana proporcionou a integração por meio de
estímulos e respostas à inclusão “Estamos tendo a prova de quanto a
inclusão é possível e bem aceita. Aqui temos turmas de alunos que não
possuem inclusos e estão respondendo com muita atenção aos que tem
necessidades especiais, e isso representa o verdadeiro sentido da
inclusão, destacou a coordenadora. Além da sensação de conquista ao
final dos obstáculos, as atividades da Paragincana proporcionaram o
desenvolvimento específico das necessidades especiais de coordenação
motora e motricidade fina, motricidade e coordenação da respiração,
motricidade ampla e coordenação dos membros superiores, e coordenação
dinâmica geral com membros inferiores. A secretária Nilvanês Jobim
participou da tarde de atividades e destacou que a inclusão é um desafio
diário, mas com expectativas positivas. “Durante esta semana nós
debatemos, traçamos metas e formas de aprimoramento da inclusão nas
escolas municipais. Abrimos espaço qualificado para os alunos inclusos e
podemos dizer que a Semana da Pessoa com Deficiência é apenas uma
amostra do que pode ser feito e da perfeita sintonia entre os agentes da
inclusão”, finalizou a secretária.
Texto/Fotos: Sandra Lorenz
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