terça-feira, 27 de agosto de 2013

Lançado o Programa Projovem Trabalhador em São Gabriel

Foi lançado oficialmente ontem em São Gabriel o Programa Projovem Trabalhador, em solenidade realizada no auditório da Escola Estadual XV de Novembro, com a presença do prefeito em exercício Evandro Obaldia Guedes; do representante do secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social Luis Augusto Lara (PTB), Chefe de Gabinete Ronaldo Roesel; dos secretários municipais de Indústria e Comércio Aljacir Britto e de Educação Nilvanês Jobim, a coordenadora do Sine/São Gabriel, Maria de Jesus Calheiros Freitas, e jovens que fazem parte das turmas criadas no Município.
O primeiro a se manifestar foi o secretário municipal de Indústria e Comércio, Aljacir Britto, que destacou aos jovens que “a responsabilidade e o compromisso, dependem de vocês, para disputar uma vaga no mercado de trabalho. A meta do Governo Municipal é qualificar a nova mão de obra e formar pessoas empreendedoras”. O secretário disse que no mínimo 30% dos inscritos atualmente serão colocados no mercado de trabalho. Ele anunciou que em breve São Gabriel terá uma escola custeada pelo Município.
O prefeito em exercício Evandro Obaldia Guedes lembrou que a “juventude é uma das grandes diretrizes do nosso Governo”. O jovem tem que buscar qualificação e receber condições para que busque uma vaga no mercado de trabalho, destacou. Evandro afirmou que São Gabriel é um dos 26 municípios que possui o Programa Projovem Trabalhador, “o que representa o alinhamento que temos com os governos estadual e federal. No total, são R$ 96 mil que entram na economia de São Gabriel, com a realização desses cursos”.
O representante do secretário do Trabalho, Ronaldo Roesel, informou que o Governo do Estado vendo a necessidade, através do Plano Estadual de Qualificação, criou vários projetos e foi buscar vagas para o Estado. “O RS é o que mais qualificou e qualifica, atingindo o dobro do segundo colocado que é Pernambuco”, disse Roesel. No ano passado, segundo ele, 42 mil pessoas foram qualificadas, o que representa o resultado de 10 anos. “A meta de 2013 é chegar a 112 mil pessoas preparadas para o mercado de trabalho”, anunciou.
O Chefe de Gabinete da Secretaria do Trabalho afirmou que São Gabriel recebeu 800 vagas gratuitas, “por isso aproveitem a oportunidade, não desanimem, pois quando terminar o período dos cursos vocês terão condições de disputar as vagas”.
Na oportunidade foi feita a entrega simbólica do Kit Estudantil ao jovem Lucas Rodrigues Teixeira, do curso de Telemática.

Texto: Paulo Elmano Borges/Fotos: Deividi Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário