quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Agricultor destaca vantagens de fornecer produtos à merenda escolar


Com a proposta de valorização da Agricultura Familiar proposta pelo prefeito Roque Montagner e em cumprimento à legislação, a  Secretaria Municipal da Educação lançou ainda no mês de junho, uma Chamada Pública para aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar. A ação corresponde à determinação da lei 11.947/09 e à resolução nº 38/09, do Fundo Para o Desenvolvimento Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE a qual define que 30% dos recursos repassados pelo fundo devem ser destinados à compra de produtos da agricultura familiar. Apesar de ter dado ampla divulgação à chamada, o Setor de Alimentação Escolar da SEME registrou apenas duas presenças para o processo de compra de hortifrutigranjeiros, que aconteceu na manhã da última segunda-feira (23), no Salão de Atos da prefeitura. Compareceram com propostas, Lucia Klimck Oliveira, que fornecerá pães caseiros para as Escolas Municipais de Educação Infantil e Valmir Peri de Oliveira que fará a entrega de hortaliças.
O produtor de hortaliças Valmir Peri terá um dia da semana designado à entrega de seus produtos e tem boas expectativas quanto à venda, “acho muito bom esse sistema porque vou ter um dia para a entrega de uma venda certa com recebimento garantido e nos demais posso me dedicar a cuidar da horta”, disse o agricultor, que também destacou as vantagens de fornecer os alimentos à prefeitura. “No comércio a gente só recebe do que for vendido pelos comerciante e na prefeitura a gente entrega os produtos e recebe por tudo o que foi entregue à empresa que faz a merenda”. De acordo com a nutricionista do município, Nara Gonçalves, o agricultor entendeu perfeitamente o processo de compra e venda proposto, “além do agricultor receber pela entrega de todos os seus produtos, ele está colaborando para que os alunos tenham uma alimentação saudável, esperamos que nas próximas chamadas mais pessoas compreendam a importância desse processo e queiram participar”, ressaltou a nutricionista.
Participaram da organização e recebimento de propostas da chamada pública o coordenador do Setor de Alimentação Escolar da SEME, Selmar Carbajal Borges, Gabriel Hermes Teixeira Chiappetta da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Danton Soares Flores da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos e Gilberto Souto Meyer da EMATER. 

Texto: Sandra Lorenz/Foto: Letícia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário