quarta-feira, 16 de julho de 2014

Aprenda a Controlar seu Consumo

O banheiro é o principal vilão da história, por conter vários equipamentos que funcionam com água: chuveiros, bacias sanitárias, torneiras, bidês e banheiras.Tudo precisa ser usado várias vezes ao dia, todos os dias.
- A descarga do vaso sanitário gasta cerca de 14 litros de água, se estiver regulada corretamente. Uma válvula com defeito pode levar ao consumo de até 30 litros. Por isso, faça regularmente a manutenção da mesma.Se possível, troque por uma caixa acoplada, ou faça a conversão para válvula de parede com botão duplo.
87.000 LITROS/ANO É QUANTO SE ECONOMIZA DE ÁGUA COM O USO DA CAIXA ACOPLADA DE 6 LITROS
-Vaso sanitário não é lixeira nem cinzeiro. Além de risco de entupimentos, lembre-se que cada descarga desperdiça pelo menos 6 litros de água.
-Escovar os dentes com a torneira pouco aberta, em 5 minutos, gasta 12 litros de água. Se usar um copo de água, o gasto será de apenas 200ml – são mais de 11 litros ecomonizados por escovação.
-Acostume-se a fazer a barba só abrindo a torneira quando necessário: o consumo cai para 2 a 3 litros.
-No chuveiro, quem mora em apartamento consome, num banho de ducha de 15 minutos cerca de 243 litros de água. Se o tempo for reduzido para 5 minutos o consumo cai par pouco mais de 80 litros.
120 MIL LITROS É QUANTO SE ECONIMIZA EM MÉDIA, POR ANO, REDUZINDO O BANHO PARA 5 MINUTOS
-Coloque uma bacia ou um balde para recolher a água enquanto espera que ela esquente. Essa água pode ser reaproveitada para lavar louça, regar plantas ou na própria limpeza do banheiro.
-Feche a torneira quando se ensaboar. Misturadores com acionamento por alavanca permitem fechar a água sem perder a regulagem da temperatura. Se o chuveiro for elétrico, ao fechar a água para se ensaboar, estará também economizando energia elétrica.
-Escovar os dentes no chuveiro é desperdiçar água. Mas fazer xixi na hora do banho economiza a água da descarga.
3R  REDUZIR – REUTILIZAR – RECICLAR
Fonte: Diário de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário