terça-feira, 27 de agosto de 2013

Argeu Machado será o homenageado da Semana da Pátria 2013

Plácido de Castro é o homenageado nacional e a União dos Escoteiros do Brasil, seção do Rio Grande do Sul, é a instituição homenageada em nível estadual.
Uma série de reuniões está sendo realizada pela Secretaria Municipal da Educação para definir os detalhes da organização da Semana da Pátria 2013, que terá como homenageado municipal o farmacêutico Argeu Machado, conhecido pela comunidade gabrielense como “Doutor dos Pobres”. A denominação lhe foi atribuída pelo exercício da caridade, pois atendia gratuitamente e doava medicamentos aos mais necessitados.
Argeu Machado nasceu na cidade de Bagé, no dia 14 de novembro de 1909. Sua vida profissional começou cedo, aos 13 anos de idade, quando trabalhava como serviços gerais em uma farmácia em Bagé. Durante o trabalho prestou muita atenção na atividade diária dos farmacêuticos, que na época manipulavam e receitavam medicamentos, aplicavam injeções, faziam curativos e realizavam pequenas cirurgias. De posse do ofício, Argeu Machado veio para São Gabriel em 1936, acompanhado da esposa Eny e dos filhos Ivoneta, Arilta e Paulo. Em São Gabriel a família aumentou. Aqui nasceu a filha Argentina e Williams César. No ano de 1939 montou sua própria farmácia na Praça Dr. Fernando Abbott, na esquina da Rua Laurindo Lopes Nunes. Em 1957 construiu o prédio de dois pisos na Rua Francisco Leivas 535. O edifício tornou-se referência na época, conhecido como a Farmácia do Argeu.
O “Doutor dos Pobres” tinha um espírito jovial, alegre e positivo, o que transmitia otimismo e ânimo aos enfermos. A eficácia de seu trabalho conquistou os gabrielenses, muitos mesmo morando fora da cidade, voltavam para consultas e tratamentos em São Gabriel. Era por meio de poções medicamentosas que o “Doutor dos Pobres” tratava seus pacientes, as mais utilizadas são ainda lembradas pela comunidade. Entre elas estão a poção colagoga que reestabelecia o aparelho digestivo; poção citrato de sódio que combatia a tosse e bronquite; os xaropes curasmático, que combatia a tosse e bronquite e o São Geraldo que curava qualquer resfriado. Argeu Machado faleceu em 28 de novembro de 2003, aos 94 anos de idade.
O gabrielense José Plácido de Castro, que atravessou o país e conquistou o Estado do Acre, é o homenageado Nacional da Semana da Pátria 2013 e a União dos Escoteiros do Brasil, seção do Rio Grande do Sul, é a entidade homenageada em nível estadual. 
 
Texto: Sandra Lorenz/Foto: Arquivo Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário