quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

GOVERNO MUNICIPAL ANTECIPOU AÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS

Secretaria Municipal de Educação solicitou levantamento da situação do PPCI e extintores no início de fevereiro

 A Prefeitura Municipal de São Gabriel vai readequar os prédios escolares da Rede Municipal de Ensino às novas normas de prevenção contra incêndios. Embora ainda não tenha um levantamento oficial das vistorias feitas pelo Corpo de Bombeiros, a Diretora Administrativa da Secretaria Municipal de Educação (SEME), Branca Estelita Wiesel, confirma a proposta da Administração Municipal. “Independente de estar de acordo ou não, vamos preparar as nossas escolas para atender da melhor forma, com segurança, a nossa comunidade estudantil”, disse a dirigente.
O Governo Municipal mostrou preocupação com a situação das escolas ainda nos primeiros dias de fevereiro, logo após o incidente em Santa Maia, na Boate Kiss. No dia 4, a SEME encaminhou solicitação de atualização dos dados de Planos de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) e recargas de extintores ao comando do Corpo de Bombeiros. O documento foi entregue e protocolado no dia 8 de fevereiro.  A resposta ainda não chegou à sede da Secretaria.
Branca informa que foi anexada ao pedido uma lista de 36 escolas da Rede Municipal. Alguns dados preliminares já são de conhecimento do setor, como a exigência de iluminação de urgência, indicação de saídas de emergência e extintores. Mas a Prefeitura Municipal precisa de um levantamento completo da situação. “Não podemos comprar um extintor hoje e outro amanhã. O mesmo acontece com os demais materiais necessários. Precisamos de um levantamento completo para, só então, fazermos levantamentos de custos e solicitarmos a aquisição e execução de obras”, explicou.
 O QUE DIZ O COMANDO DO CB
O comandante do Corpo de Bombeiros de São Gabriel, Major Márcio Farias, participa de operação no litoral gaúcho. Mas mesmo assim falou sobre a situação das escolas. Farias defende um trabalho conjunto dos bombeiros com a Prefeitura para regularizar todas as situações de momento. Na opinião dele, nenhuma das “irregularidades” oferecem risco de prejuízo ao ano letivo e, com certeza, não impedirão o início das aulas nos educandários.
A situação dos prédios escolares não chega a ser uma novidade para o Corpo de Bombeiros. “Tentamos dialogar com a administração passada, mas nunca conseguimos espaço na agenda do prefeito. Nunca fui recebido pelo prefeito para tratar de questões dos bombeiros e da comunidade”, garantiu o comandante. “O Corpo de Bombeiros vai assessorar a Prefeitura para que se mantenha a segurança nas escolas. Existe essa preocupação com a segurança, que é clara, mas também há um bom senso de que as dificuldades podem ser solucionadas com integração. Trabalho conjunto”, finalizou. (Márcio Vaqueiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário