segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Entrevista exclusiva com a Secretária Municipal de Educação de São Gabriel, Professora Nilvanês Jobim


Esta entrevista foi feita na quinta-feira, 07 de fevereiro de 2013, no gabinete da Secretária, na Secretaria Municipal de Educação, o que será apresentado é um resumo dos questionamentos e respostas da Secretária, desde já pedimos desculpas pelos erros ortográficos, de pontuação e sintaxe, mas tentamos transcrever da melhor forma possível tudo o que nos foi falado:

 Foto do blog "De olho na comunidade"

Roberto Lara - "Secretária como tem sido a experiência de administrar a Secretaria de Educação, sabendo que a mesmo já teve outras experiências como diretora de escola, e de função em nível federal (cargo na Câmara dos deputados no gabinete do Deputado Paulo Pimenta), qual tem sido a diferença?"

Nilvanês Jobim -  "É um desafio a mais, os vários mandatos nas escolas, nos dá uma visão muito boa, porque a gente trabalha diretamente com questões pontuais, e aqui na Secretaria de Educação pra mim tem sido muito tranqüilo. Até agora não tive nenhum problema de ordem que não pudesse resolver, o volume de trabalho é muito grande, nós temos trabalhado direto das oito, quinze para as oito, até, por exemplo, ontem saí da prefeitura às dezenove horas. Então tem sido muito volume de trabalho, mas quanto à dificuldade, realmente não tenho encontrado maiores dificuldades! De repente eu estava preparada, e me preparei tanto, pra uma missão, pois na verdade é uma missão, sabendo das expectativas, problemas existem e não são poucos, tivemos agora esse vendaval que atingiu várias escolas no interior do município, temos dificuldade com algumas escolas com excesso de matrículas. Ginásio São Gabriel, nós temos um problema grande, a administração anterior matriculou mais de 45 alunos numa turma de 4º ano, foi uma falta de planejamento por falta de espaço físico para a criação de novas turmas, mas estamos tentando criar esse espaço para poder colocar essas turmas. A Educação Infantil as creches todas funcionando a pleno vapor, em turno integral já, embora com grande dificuldade de pessoal, acabamos de contratar e chamar para estágio em torno de 50 moças que, vão atuar como monitoras nas escolas de Educação Infantil. Enfim, os problemas conforme eles vêm a gente vai tentando resolve-los, mas nada além do que já esperávamos."

Roberto Lara - "Quanto aos estragos nas escolas com o temporal?"

Nilvanês Jobim -  "O maior estrago foi da escola Annoni, lá foi telhado, caixa d’água, iluminação, postes quebrados, então praticamente a gente vai ter que construir o telhado, e tiveram perdas do Banco do Livro, pois molharam. Então a gente está tendo um trabalho grande de recuperação, mas também nada que vá interferir no início do ano letivo."

Roberto Lara - "E os problemas estruturais da escola Marechal Deodoro, rede elétrica, telhado,...?"

Nilvanês Jobim - "Das escolas urbanas, o Marechal Deodoro é a que está mais comprometida, a gente se surpreendeu o porquê que não foi feito, se por descaso, ou por quê? Recebemos informação que desde julho aquele material estavam depositadas na escola, inclusive uma grande parcela das telhas esta quebrada, ficaram inutilizadas, pois ficaram jogadas no pátio e com o tempo ficaram inutilizadas.
Esta sendo dada uma atenção especial junto com a secretaria de obras, nesta semana a engenheira que foi disponibilizada pela secretaria de obras, já esteve visitando, entre outras escolas o Marechal Deodoro, e eles me prometeram na semana que vem estarem iniciando as obras (no caso semana passada). Existe uma possibilidade pequena, mas existe, de termos que criar um calendário alternativo para a escola Marechal Deodoro, porque a escola realmente é a mais comprometida, o telhado praticamente terá que ser refeito, entre outros problemas o telhado é o mais grave, e conseqüentemente, mexendo no telhado, vão ter que mexer na rede elétrica e em outras coisas.
Mas existe uma pequena possibilidade, e não foi divulgado ainda, ta sendo divulgado em primeira mão pra ti, de uma hipótese remota de fazer um calendário alternativo por não poder iniciar as aulas na data prevista, mas dentro do possível, estamos medindo esforços para que isso não ocorra, mas não podemos colocar em risco os nossos alunos."

Roberto Lara - "Referente ao início do ano letivo, no dia 25 de fevereiro que está marcada a primeira reunião com os professores, já tem o palestrante ou palestrantes, e o local onde será?"

Nilvanês Jobim - "Nós estamos fazendo contato e temos pessoas convidadas do FNDE e do MEC, inclusive, mas ainda não tinham dado retorno (esta semana já deve ter as confirmação), depende de transporte aéreo, hospedagem, diárias, despesas que nós temos que estudar. Sendo que o transporte aéreo é o MEC que disponibiliza, só que a responsabilidade do transporte do aeroporto até São Gabriel é do município e a hospedagem, que é a contrapartida. Então não temos essa definição concreta ainda, mas já está sendo organizado, foi encaminhado um documento ao Banana Café, onde a gente pretende estar organizando estas atividades, mas não temos a confirmação."

 
Roberto Lara - "Quanto aos programas como “Mais Educação”, e aos projetos?"
 
Nilvanês Jobim - "Quanto aos programas, eu fiquei em Brasília mais de uma semana, tratando especificamente disso, os programas do Governo Federal, que é o grande filão da educação para os municípios, nós tivemos poucas escolas, se eu não me engano cinco, que aderiram no ano passado e colocaram em funcionamento, com muita deficiência, nós temos uma equipe trabalhando, inclusive as responsáveis saíram, estão visitando cada escola, houveram muitos erros, escolas que cadastraram cem alunos, mas com espaço pra trinta, agora nós estamos enfrentando uma grande dificuldade, a escola Senador Tarso Dutra, é uma dessas escolas, eles ao meio dia, o programa prevê, que os alunos permaneçam na escola em tempo integral, vão ser realizadas oficinas no contra turno, enquanto eles não tem onde as crianças ficarem ao meio dia. Não foi previsto. Então tem que ter todo um programa, uma programação, para que o programa possa funcionar de uma forma ideal, próximo do ideal, o que não estava ocorrendo, mas, mesmo assim, nós iremos manter em todas as escolas e ampliar."
 
Roberto Lara - "Finalizando, nós deixamos um agradecimento pela oportunidade desta entrevista exclusiva, e a Secretária Municipal de Educação, Professora Nilvanês Jobim, deixou umas mensagens:"
 
Nilvanês Jobim:

Para Roberto Lara: Agradeço tua iniciativa, de vir me procurar, de vir conversar.

Para a Comunidade: Que nosso governo é um governo popular, o nosso maior compromisso é prestar serviço a nossa comunidade e gastar pouco, isto nós estamos conseguindo muito bem. Conseguimos, no mês de janeiro, reduzir 50% as despesas da Secretaria de Educação, e dizer que a secretaria está de portas abertas pra comunidade em geral, eu tenho me desdobrado aqui, das 7:30 da manhã até às 18 horas, direto, teve um dia que nem almocei, entrei numa reunião as 13 horas e saí as 19, não deu tempo de almoçar, mas enfim, faz parte.

Para nossos Alunos: Que eles são o nosso bem maior! Eles são o objetivo da existência da Secretaria de Educação! Eles são nosso maior alvo! E o nosso objetivo é oferecer educação e educação com qualidade. Então, nós não vamos estar medindo esforços para que eles sejam bem atendidos e a educação que eles estejam recebendo seja de qualidade. Também nos colocamos a disposição deles, para que nos tragam o problema, direto pra nós, pra que nós possamos tentar resolver, na medida do possível.

E para os nossos Professores: Gostaríamos de dizer que eles são o nosso instrumento de trabalho para que se possa atingir um melhor rendimento, nós não temos competência para operacionalizar as nossas metas, se a gente não tiver os nossos professores como parceiros, como colaboradores, como instrumento para que se realizem essa nossa meta que é oferecer educação com qualidade para os nossos alunos e dar um resultado para nossa comunidade em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário