quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Forneça um algoritmo à NASA… e ganhe 10000 dólares


A agência espacial lançou nada menos que um pedido de auxílio aos internautas para melhor posicionar a Estação Espacial  Internacional em relação ao sol, obtendo melhor captação de energia solar.
Na internet, os pedidos de contribuições do público são frequentes. Mas raras são as organizações do porte da NASA a fazê-los. Entretanto, foi essa a decisão da agência espacial americana, que tem um problema com a ISS.
Posicionar a Estação Espacial, de forma que seus painéis recebam o máximo de energia solar, é um verdadeiro quebra-cabeça. A formação de sombras perturba a alimentação de energia, criando diferenças de temperatura que deterioram certos elementos da instalação, os longerons.

 5115189
A NASA pede, então, aos matemáticos de todo o mundo, amadores ou profissionais, acadêmicos ou universitários, que encontrem o algoritmo ideal para definir a melhor orientação da ISS e assegurar a eficácia ótima de alimentação de energia solar. A agência espacial americana lançou um concurso para isso, o ISS Longeron Challenge, que distribuirá 30000 dólares entre os dez melhores participantes. O primeiro prêmio é de 10000 dólares, o segundo, de 5000 dólares, o terceiro é de 3000 e o décimo, de 250 dólares.
Para participar, é preciso inscrever-se no site TopCoder, especializado na organização de concursos de programação. Os programadores têm até 6 de fevereiro. Se o que importa é competir, o melhor de tudo é participar para fazer algo pela NASA, uma ocasião que não se repetirá tão cedo.
Então corram às calculadoras, editores e compiladores!

Escrito por Arnaud Devillard (Sciences et Avenir), traduzido por Milena Popovic (L’École – Curso de Francês)

Informação: Site Engenharia É

Nenhum comentário:

Postar um comentário