quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Unipampa dá posição sobre as Bolsas Permanência

Como anteriomente a informação foi postada no Facebook, e retiramos para informar aos nossos leitores, inclusive tem a resposta para a acadêmica que questionou a questão das PBP, conforme transcrito abaixo:
Prezados alunos

Entendemos a preocupação de vocês, porém o atraso do pagamento no início do ano é comum, devido à necessidade de aguardar o repasse de orçamento pelo governo federal para o exercício financeiro, como já informamos nos meios institucion
ais e também no facebook.

O repasse do recurso pela União ocorreu, sendo que o mesmo está em processo de empenho pela Pró-Reitoria de Administração, para posterior lançamento dos auxílios por cada unidade acadêmica.

Todos os encaminhamentos para o depósito estão sendo providenciados.

Cara Suelen Carvalho, algumas pontuações:

A respeito das comparações dos prazos de pagamento das bolsas da UNIPAMPA com outras Universidades federais, é importante que fique claro que a UNIPAMPA efetua o pagamento dos auxílios do PBP sempre dentro do próprio mês de competência, e não referentes ao mês anterior, como faz a maioria das Universidades, que recém estão pagando as bolsas de permanência do mês de dezembro/2012 agora em janeiro/2013. Também, diferente de muitas IFEs, a UNIPAMPA não exige contrapartida de trabalho da parte dos alunos para a concessão das bolsas PBP.

Outro ponto importante, tanto as bolsas CAPES quanto a CNPq, que alguém comentou já terem sido pagas em outras IFES, são repassadas diretamente pelas agências de fomento, além de terem característica completamente diferente das bolsas de permanência, portanto não cabe comparar os prazos de pagamento entre esses programas.

A presente postagem possui muitas informações e comentários que não procedem, então orientamos que, sempre que surgirem dúvidas a respeito dos Programas, que vocês entrem em contato com a PRAEC, seja por e-mail (praec@unipampa.edu.br) ou telefone (55 - 3430-4339 - R 2844), antes de fazerem circular especulações que geram preocupação no universo de mais de 1.900 alunos que a UNIPAMPA assiste com a bolsa PBP.

Se restarem dúvidas, fiquem à vontade para enviar e-mails ou telefonar.

Com certeza vamos continuar prestando as informações.
Além de e-mails para as unidades alertando sobre essa situação, também temos os canais abaixo que foram utilizados para essa finalidade.

http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/praaec/2013/01/08/atraso-nos-depositos-do-auxilio-pbp/

http://www.facebook.com/praec.unipampa/posts/197268140411240?notif_t=like


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2 comentários:

  1. Foi emitido o empenho para pagamento das bolsas PBP em 17/01/2013, sendo que as unidades estão encaminhando as listas de credores ao setor financeiro. A expectativa é de que o crédito em conta aos alunos ocorra a partir de quarta-feira, 23/01.

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  2. Vamos transcrever um comentário enviado para nosso email de Marcelo Cruz:
    Olá Roberto, eu vi as discussões do PBP, em especial a matéria http://anovidadeeducacao.blogspot.com.br/2013/01/unipampa-da-posicao-sobre-as-bolsas.html. Não me parece convincente a resposta da PRAEC e tenho algumas considerações:
    1) Se um órgão público pode pagar sem atraso e outro não, importa a finalidade da bolsa (CAPES, PBP, PBDA, etc)?
    2) A lista de credores é basicamente a mesma do mês anterior, salvo aqueles que perderam a bolsa. Então, qual a grande complicação?
    3) O PNAES não dá embasamento para trabalho como contrapartida para a permanência. A contrapartida em trabalho é permitida pelo PBDA e estágio remunerado. Por que usar o exemplo de universidades que agem de forma equivocada?
    4) Já que o PBP é usado para pagar contas e sempre há um atraso inicial e final, por que não adotar o método de outras universidades que pagam em dia, mesmo referente ao mês anterior? Atraso por atraso, é melhor ocorrer somente no primeiro pagamento da bolsa do que a cada início de ano, não?

    Tentei postar mas eu tinha que me cadastrar, daí desisti. Se você quiser postar explicando que fui eu, tudo bem.

    Estou no CONSUNI como representante e sempre levo para lá as reclamações que chegam até mim. No formato BLOG as pessoas falam o que pensam sobre um fato. Isso é desnecessário e não agrega em nada. Uma notícia é somente uma notícia e não há necessidade de dizer se é boa, se é bem escrita, se o autor é um idiota, ou qualquer comentário que não seja para melhorar a informação em si. É muito cansativo acompanhar um BLOG, por isso preferi não me cadastrar. Para mim o importante são os fatos, as ações e as abordagens.

    Se precisar de alguma informação ou ajuda, conte comigo.

    Grande abraço!

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