quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Unipampa inova em curso de graduação do campus Bagé

A partir de 2013, o campus Bagé da UNIPAMPA oferecerá o curso de Letras – Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e respectivas literaturas, com 50 vagas e com aulas em turno integral (matutino e vespertino). O novo curso surgiu a partir do entendimento de que tanto as metodologias de ensino quanto as estratégias de aprendizagem empregadas pelos estudantes são comuns a ambas as línguas adicionais, mas diferentes das utilizadas em língua portuguesa (língua dominante no país), o que justifica a criação do novo curso de forma independente do curso de Letras – Português, que continua sendo ofertado no turno da noite, também com 50 vagas.

Dessa forma, o foco da formação de professores de português e o foco da formação de professores de línguas adicionais passa a trilhar caminhos diferentes para atingir seus objetivos específicos com maior eficácia. O novo curso busca dar conta de um cenário complexo e necessário, o de formar novos professores de Inglês e Espanhol, de forma concomitante. Trata-se de um curso inovador no Brasil, pois normalmente o que existe é a oferta de formação em apenas uma das línguas ou em conjunto com a língua portuguesa.

Outra inovação proposta pelo novo curso é a noção de língua adicional e não mais de língua estrangeira, como havia até então. A diferença é que são línguas que se adicionam à língua materna do estudante, não se tratando, portanto, de uma língua estrangeira, mas de línguas que são oferecidas na escola e/ou estão presentes no meio social em que circulam os alunos (através das músicas, filmes, nomes de estabelecimentos comerciais, dos esportes, etc.) e que, no caso, são as principais línguas de comunicação transnacional - o espanhol e o inglês. São línguas adicionais úteis e necessárias entre nós, de forma que o ensino e a reflexão sobre elas devem ser entendidos como parte de sua formação cidadã e como via de acesso para a inserção social e cultural dos sujeitos na atualidade.

O perfil desse egresso, professor de inglês e de espanhol, é capaz de suprir as demandas do mercado de trabalho em ambas as línguas, considerado em expansão nos últimos anos, em virtude do crescente processo de internacionalização do ensino superior (no qual tanto estudantes brasileiros estão indo para o exterior, quanto estudantes estrangeiros estão vindo para o Brasil).

Licenciatura em Letras – Línguas adicionais - Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas
UNIPAMPA
Código do curso: 104288
Turno: Integral (Matutino e Vespertino)
Periodicidade: Semestral
Grau: Licenciatura
Integralização: 8
Vagas autorizadas: 50
Total de vagas ofertadas pelo Sisu: 50 Vagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário